Pare de buscar culpados - pode ser coccidiose!

Postado em: 19/11/2021 | 2 min de leitura Escrito por:
É fácil culpar seus produtos e programas quando o gado não responde nem mesmo aos melhores cuidados. Você investe muito tempo e recursos no desenvolvimento de programas sólidos de nutrição, vacinas e tratamento com antibióticos, então é frustrante. Antes de entrar em ação frenética, considere o que poderia ser o verdadeiro culpado - a coccidiose.
 
Efeito Cascata
 
Quando se trata de coccidia infectando gado, o maior impacto vem do que mais esse parasita pode fazer aos bezerros leves, não a coccidiose em si. Em resumo, coccidiose:
 
- Impacta o uso de nutrientes na ração, além de reduzir o consumo e a eficiência da ração.
- Influencia a capacidade de um bezerro de responder a vacinações e antibióticos.
 
A coccidiose afeta o gado que geralmente tem o sistema imunológico comprometido. Os coccídios destroem as células intestinais, o que impacta o uso de nutrientes essenciais para o desenvolvimento adequado da imunidade. E quando o sistema imunológico fica ainda mais comprometido, a porta se abre para patógenos mais nocivos, como os associados à doença respiratória bovina (BRD). O sistema imunológico comprometido torna quase impossível para o bezerro responder às vacinas ou ao tratamento com antibióticos. Muitas vezes, chamamos de falha de tratamento, mas na verdade é uma falha do sistema imunológico.

=> Gosta do conteúdo? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Princípios básicos para controle sanitário em bovinos de corte. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
Poderia ser coccidiose?
 
Se você está percebendo perda de desempenho ou taxas de resposta mais lentas, você pode trabalhar com seu veterinário para diagnosticar se a coccidiose é a causa. Seu veterinário trabalhará com você para:
 
- Enviar amostras fecais a um laboratório qualificado para contagem e especiação de oocistos (coccídios imaturos).
- Garantir uma boa amostra. Você precisará coletar mais de uma amostra de fezes de bezerros afetados.
 
Outras possíveis causas a serem exploradas podem ser o vírus da diarreia viral bovina (BVDV) ou a Salmonella. Recomenda-se que os produtores trabalhem com seu nutricionista para verificar a ingestão de ração, o sistema de distribuição de ração, os procedimentos de moagem e as formulações de ração. Além disso, visite o seu veterinário para definir metas e expectativas realistas para o sucesso dos produtos de saúde animal em sua operação que se adequem ao gado com o qual você está trabalhando.
 
* Baseado no artigo Stop the Blame Game — It Could Be Coccidiosis, publicado na Drovers.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP