Qual o ponto ideal para a colheita do milho?

Postado em: 21/03/2022 | 3 min de leitura Escrito por:
A colheita do milho precisa ser feita no momento correto, que está relacionado com a maturidade da planta. Em 1984, os pesquisadores Afuakwa & Crookston (1984 – Crop Science) elegeram a linha do leite no grão como o critério para definir o momento ideal de colheita.
 
Observe a figura abaixo:
 
Note que há um acúmulo de área amarela da coroa para a base do grão. Essa área amarela, que se acumula ao longo da maturidade, é o acúmulo de amido nos grãos. Observe que, no início, os grãos são dominados de forma majoritária por uma solução de carboidratos mais simples, de monossacarídeos, principalmente de glicose (parte branca), que vai sendo transformada na massa amarela. Essa transformação sempre acontece da coroa para a base.
 
A linha do leite faz a demarcação entre a matriz sólida (amido - amarelo) e a matriz líquida (açúcares - branco) do grão, a qual muda de posição no sentido da coroa para a base (insere o grão na espiga). 
 
Para definir o momento ideal de colheita do milho, ou seja, para visualizar a linha do leite é necessário partir a espiga. Ela se torna visível somente de um lado, enquanto do outro está coberta pelo embrião em desenvolvimento. As espigas precisam ser colhidas também da parte interna da lavoura de milho, e não somente na parte mais externa.
 
Observe na foto abaixo que a divisão da linha do leite fica bem visível. Quando a linha do leite está próximo a 2/3 do grão, a matéria seca da planta estará próxima de 32%, que é o momento ideal para se fazer a colheita. 


 
Assim, a linha do leite tem uma relação direta com a concentração de matéria seca na planta inteira. Ao acompanhar a linha do leite, é possível não somente identificar a quantidade de matéria seca ideal da planta, mas também, monitorar a quantidade de amido que a planta é capaz de acumular. Isso é importante, porque o amido é a fração energética da silagem de milho.
 
Lembre-se que colher o milho com menos de 30% de matéria seca pode levar a uma fermentação inadequada no momento da produção de silagem. Além disso, nesse estágio a planta ainda acumulou pouca energia na forma de amido. Por isso, próximo de 2/3 da linha do leite é possível adequar a matéria seca ideal para fermentar, conservar, para o equipamento conseguir picar adequadamente os componentes, para ser possível compactar adequadamente, mas também, porque o acúmulo do amido estará no ponto ideal. Por isso, é tão importante acompanhar a linha do leite para determinar o ponto ideal de colheita. 

=> Gosta do conteúdo? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Produção e utilização de silagens. Esse curso está dividido em duas partes: Parte 1 e Parte 2. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
Vantagens de se colher o milho mais cedo, ainda que dentro da porcentagem ideal da linha do leite:
 
  • Uso consecutivo da área;
  • Reduz o risco agronômico, pois a planta permanece menos tempo no campo, reduzindo as chances de ser atacada por doenças de final de ciclo.
 
Desvantagens:
 
  • Menor produtividade;
  • Menor acúmulo de amido;
  • Fermentação indesejável e risco de efluente. Isso porque, nesse caso, a colheita é muito próxima de 30% de matéria seca.
 
Vantagens de se colher o milho mais tarde (dentro da porcentagem ideal da linha do leite):
 
  • Maior produtividade;
  • Maior acúmulo de amido;
  • Controla fermentação indesejável;
  • Otimiza o operacional (MS colhida, estocada e consumida).
Desvantagens:
 
  • Reduz a possibilidade 2ª cultura;
  • Aumenta o risco agronômico;
  • Aumenta o risco por deterioração, ou seja, aumento de perdas após a abertura do silo. Isso porque seria ensilada uma planta mais seca, produzindo uma silagem mais seca e com maior porosidade, de forma que, com a abertura do silo, poderia ter uma maior infiltração de oxigênio, podendo aumentar os riscos de perda por deterioração. 
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP