BLOG

Postado em: 03/02/2020

Reflexo de flehmen: você sabe o que é isso?

O comportamento sexual exerce um dos mais fortes controles do reino animal e usualmente dá prioridade sobre todas as outras formas de atividades do animal, como alimentação, descanso e sono.  É, portanto, indispensável à preservação das espécies e consta do conjunto de iniciativas e atitudes que implicam na realização da cópula e nos posteriores fenômenos de fecundação.
 
Os eventos fisiológicos do comportamento sexual podem ser agrupados em comportamento de identificação ou de reconhecimento, comportamentos de cortejo e acasalamento. Os comportamentos de reconhecimento e/ou identificação da fêmea em estro consistem nos eventos de cheirada ou lambida da vulva, cheirada ou lambida do corpo, acompanhamento da fêmea e reflexo de flehmen. Já os comportamentos de cortejo ou pré- copulatórios são aqueles que testam a receptividade da fêmea e consistem nos eventos de reflexo de monta e frente a frente. Os eventos de acasalamento ou copulatórios consistem nos eventos de exposição de pênis, tentativa de monta, falsa monta (monta sem exposição de pênis), monta abortada (monta com exposição de pênis, porém não efetua a cópula) e serviço completo.

=> Quer saber mais? Acesse o conteúdo completo do curso Avaliação andrológica e sua importância na seleção de touros. Adquira o curso individualmente ou assine a plataforma EducaPoint e tenha acesso a cerca de 170 cursos! Saiba como.
 
O reflexo de flehmen
 
O reflexo de flehmen refere-se à elevação da cabeça e ondulação do lábio superior de animais, permitindo aos machos identificar as oportunidades de acasalamento por intermédio do seu órgão vomeronasal ou órgão de Jacobson.

 
Em outras palavras, o reflexo de flehmen serve para direcionar moléculas em suspensão (feromônios) para dentro de um órgão vomeronasal, localizado na parte superior dos seios nasais, próximos ao cérebro. O vomeronasal transforma essas mensagens químicas em estímulos nervosos que serão interpretados pelo cérebro. Algumas dessas moléculas são liberadas especificamente próximas à ovulação e representam mensagens indicativas da receptividade sexual.
 
Desta forma, os feromônios femininos associados às secreções vaginais e urina durante o estro evocam esta resposta conhecida como flehmen. Trata-se de um ritual onde o macho cheira a urina da fêmea e então levanta a cabeça com os lábios torcidos. Seguido por uma lambida nas narinas, bastante característica, que, em bovinos, tem o importante papel de estimular o órgão vomeronasal , e comprimir o palato duro, o que presumivelmente induz alterações de pressão no órgão vomeronasal, carreando substâncias químicas para dentro da área sensitiva
 
Este comportamento é típico de bovinos e pode ser observado em muitas outras espécies, tais como gatos domésticos, cavalos, búfalos, tigres, antas, leões, girafas e caprinos.
 
O reflexo de flehmen constitui um evento fisiológico relacionado ao comportamento sexual de identificação (como a presença ou ausência de cio). 
 
A palavra “reflexo” pode ser definida como uma resposta involuntária e qualitativamente invariável do sistema nervoso a um estímulo.
 
A principal função do reflexo de flehmen é a discriminação de odores do estro a partir da urina. Essa alcança o órgão vômero-nasal a partir da cavidade bucal por meio dos ductos nasopalatinos que se abrem através do "puvino dentário" dos ruminantes.
 
A ondulação do lábio superior fecha as narinas, e com a cabeça levantada, permite-se um diferencial de pressão que promove a passagem através dos ductos nasopalatinos até alcançar o órgão. 
 
Conclusão
 
Os reprodutores são de fundamental importância na produtividade final de um sistema produtivo. Em monta natural, estes animais devem não apenas produzir sêmen de boa qualidade e em quantidade adequada, mas também ter capacidade de reconhecer fêmeas em estro, manifestar desejo sexual e possuir habilidade de cobertura. Assim, para determinação da capacidade reprodutiva de um macho é imprescindível que, além do espermograma, seja realizada a avaliação de seu comportamento sexual, que pode interferir diretamente na fertilidade do rebanho. Conhecer e saber reconhecer esses comportamentos, como o reflexo de flehmen é, portanto, de fundamental importância.
 
Na avaliação de um reprodutor, principalmente em regime de monta natural, é primordial que o mesmo seja testado não apenas quanto às suas características seminais, mas também quanto ao seu comportamento sexual, pois em conjunto, estas informações serão mais eficientes para predizer a fertilidade do animal.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 
Fontes consultadas:
 
Reflexo de flêmen aspectos morfofisiológicos - Revisão, por Catarina Rafaela Alves da Silva, Andréia da Silva Costa e Francisco Lima Silva (http://www.pubvet.com.br/uploads/d25785f54e375efd9dac7ed5acec433e.pdf)
 
Desempenho e características de carcaças de bovinos azebuados submetidos à cauterização química do órgão vomeronasal, por Marcela Gonçalves Cangussú (encurtador.com.br/cqV09) 
 
 

Ficou com dúvidas, gostaria de sugerir um tema ou saber mais sobre o EducaPoint? Envie uma mensagem para nós:

ASSINE TODOS OS CURSOS OU COMPRE UM CURSO DE SUA PREFERÊNCIA
Rede Agripoint

Copyright © 2020 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 08.885.666/0001-86

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: