Você já verificou o efeito do sal?

Postado em: 15/09/2017 | 2 min de leitura Escrito por:
*por Thiago Fernandes Bernardes, Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Essa é uma época que a maioria das propriedades estão com os silos trincheira ou superfície abertos devido a demanda de alimento conservado para os animais. Portanto, é um bom momento para verificar se o sal aplicado sobre o topo do silo durante a vedação apresentou algum efeito benéfico.

O sal talvez seja o produto mais antigo para se conservar alimentos, principalmente para o consumo humano. Baseado nesta lógica e percebendo que o topo do silo se deteriora, alguém, um dia, teve a iniciativa de aplicá-lo sobre a massa para que as perdas fossem evitadas. Realmente, o alimento que está em contato direto com o sal é adequadamente conservado e, por isso, ele ‘engana’ muita gente.

Como pode ser visto na foto abaixo, quando se olha superficialmente, temos a impressão que o sal evitou o processo de deterioração. Contudo, convido a todos que aplicam sal sobre a massa a fazer perfurações de 10-20 cm no topo (no sentido vertical). A chance de encontrar silagem apodrecida será grande. Por que? Isso ocorre porque o sal tem efeito de contato, ou seja, não exerce influência sobre a camada de silagem centímetros abaixo da sua aplicação.

Quando uma vedação é mal concluída, seja pela qualidade do plástico ou falhas dos operadores, o oxigênio permeia no sentido vertical. Dependendo da porosidade da massa, o oxigênio pode atingir camadas profundas (superior a 40 cm), ou seja, onde o sal não exerce influência.

Desse modo, se a tua silagem estiver apresentando problemas de deterioração no topo, as medidas a serem tomadas são as seguintes:

i) monitore a colheita (tamanho de partícula);

ii) compacte adequadamente a massa, principalmente o topo;

iii) evite o abaulamento do topo em silos trincheira;

iv) compre um plástico que dê garantia em termos de resistência a rasgos, furos, bloqueio da radiação UV e do oxigênio e;

v) conclua a vedação selando bem as bordas.


Se essas medidas não estiverem resolvendo o teu problema, há a chance de aplicar aditivos a base de ácidos ou inoculantes que contenham Lactobacillus buchneri. E o sal? Deixe-o para o rebanho...

Gostaria de produzir silagem de maneira econômica e rentável? Assine o EducaPoint e participe do curso online "Produção e utilização de Silagem", apresentado por Thiago Fernandes Bernardes.

O EducaPoint é a maior plataforma de ensino online voltada ao agronegócio, com planos de assinatura totalmente acessíveis. Oferece um amplo portfólio de cursos ministrados por profissionais que fazem a diferença no campo, sendo que os assinantes podem acessar todas as aulas de forma ilimitada, quantas vezes quiserem e de onde estiverem, pelo período em que a assinatura estiver vigente.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento@educapoint.com.br

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP