5 passos para reduzir a contagem de células somáticas

Postado em: 29/09/2020 | 4 min de leitura Escrito por:
A contagem de células somáticas (CCS), um dos principais indicadores da qualidade do leite, pode ser definida como o número total de células por mililitro no leite. Primeiramente, a CCS é composta de leucócitos, ou glóbulos brancos, que são produzidos pelo sistema imunológico da vaca para combater uma inflamação na glândula mamária, de acordo com Michael Looper, professor e chefe do departamento de ciência animal da Universidade de Arkansas.
 
Como a CCS é um bom indicador da qualidade do leite, uma pontuação mais baixa da CCS indica a probabilidade reduzida de o leite conter bactérias prejudiciais. Uma regra geral é ter como objetivo uma pontuação de rebanho de 200.000 células/mL ou menos. Uma pontuação SCC mais alta pode ter efeitos negativos na qualidade, vida útil e rendimento de fabricação do leite.
 
Durante a Reunião Anual do National Mastitis Council de 2020, Peter Edmondson, veterinário britânico especializado em mastite e qualidade do leite e proprietário da UdderWise Ltd., abordou cinco passos para reduzir a alta CCS. Confira!
 
Passo #1: Identifique suas vacas com alta CCS
 
Para ajudar a identificar vacas individuais com altas CCS, execute testes de qualidade do leite mensalmente para ajudar a monitorar as tendências do rebanho e localizar vacas infectadas.
 
Realizar culturas mensais no tanque em um laboratório confiável também é uma boa maneira de descobrir que tipos de bactérias estão causando infecções mamárias.
 
Passo #2: Reduza a propagação da infecção
 
A fim de reduzir uma alta CCS, é importante priorizar os procedimentos de ordenha adequados para ajudar a reduzir a propagação da infecção. Edmondson forneceu estas etapas como ponto de partida:
 
- Crie um grupo de vacas com alta CCS dentro do rebanho. Esses animais devem ser ordenhados por último para ajudar a prevenir que a bactéria causadora da mastite se espalhe para vacas saudáveis ??e com baixa CCS.
 
- Manter as luvas limpas é outra tática útil para prevenir a contaminação bacteriológica. Mesmo as mãos limpas podem estar cheias de organismos disseminadores de mastite. Portanto, é imperativo usar luvas em todos os momentos durante a ordenha e substituir/esterilizar as luvas sujas conforme necessário. 
 
- Use uma toalha por vaca ao limpar e secar as pontas dos tetos. Ao usar toalhas de pano, lave e seque em temperatura alta. Após 500 a 600 ordenhas, descarte as toalhas de pano e substitua por novas.
 
- Procedimentos adequados de pré-ordenha e pós-ordenha também podem manter as pontuações altas de CCS sob controle. O pós-dipping reduz as novas taxas de infecção em aproximadamente 50%. No entanto, ele não mata todas as bactérias, portanto, a higienização adequada do equipamento é essencial.
 
- Faça a correta manutenção e higienização da máquina de ordenha. É possível espalhar Staphylococcus aureus para as próximas seis a oito vacas depois de ordenhar uma vaca infectada.
 
- Mantenha a equipe da fazenda bem treinada nos indicadores de qualidade do leite e nos procedimentos operacionais padrão de ordenha. Explique por que uma boa CCS é importante e elogie o bom controle da mastite. “Um quadro branco simples com dados básicos de mastite pode ser uma [ferramenta] inestimável”, diz Edmondson.
 
=> Aprenda muito mais no curso Cultura microbiológica na fazenda: como usá-la para o controle de mastite. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 200!) por um preço único. 
 
Passo #3: Saiba o que você está enfrentando
 
Para obter uma CCS mais baixa, é importante saber o que você está enfrentando. Certos tipos de bactérias são responsáveis ??pela mastite subclínica e é necessário saber para qual organismo você deve tratar.
 
Assim, recomenda-se coletar amostras de leite de vacas com alta CCS que representam diferentes idades, juntamente com infecções por mastite crônica versus infecções recentes.
 
Passo #4: Desenvolva um plano de açao
 
Depois de determinar o tipo de bactéria para a qual você precisa tratar, é hora de começar a tomar decisões.
 
Edmondson observa que é importante focar nas vacas que contribuem com a maior porcentagem de células somáticas para o tanque. Para determinar quais são esses animais, considere sua história individual de CCS, idade, resposta à terapia anterior de vacas secas com antibióticos, história de mastite clínica, produção de leite, estado de fertilidade, locomoção ou problemas de claudicação, juntamente com a saúde geral do animal. A partir daí, você pode decidir se deseja tratar, secar ou abater.
 
“O abate é caro e irreversível; é importante tomar essas decisões certas ”, diz Edmondson. “Discuta as opções de tratamento com o seu veterinário para ver se o tratamento durante a lactação é apropriado.”
 
Passo #5: Monitore o progresso
 
Ter uma baixa CCS nunca acontece por acidente. É o resultado de alta intenção, esforço sincero, direção inteligente e execução habilidosa. Para obter uma pontuação mais baixa, é fundamental saber sua média atual de CCS para acompanhar seu progresso.
 
De acordo com Edmondson, leva cerca de um ano para que os produtores comecem a notar uma redução significativa de CCS no rebanho. Portanto, é necessário ter metas mensuráveis ??para que você possa acompanhar seu progresso e se manter motivado. Avaliar o progresso ajuda você a manter o foco e sentir a emoção de estar mais perto de atingir seu objetivo de menor CCS.
 
* Baseado no artigo 5 Steps to Reduce Somatic Cell Counts, de Taylor Leach
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP