Blog EducaPoint

[Vídeo] Qual o critério você utiliza para desaleitar as bezerras?

Postado em 23/08/2017 - 1 min de leitura [Vídeo] Qual o critério você utiliza para desaleitar as bezerras?
A maior parte dos produtores utiliza o critério idade ou peso para desaleitar as bezerras leiteiras. Será que este é o melhor método?

Leite orgânico: conheça o modelo de produção que vem ganhando espaço no país

Postado em 25/08/2017 - 2 min de leitura Leite orgânico: conheça o modelo de produção que vem ganhando espaço no país
A demanda por produtos orgânicos tem crescido a cada ano. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando produtos de origem conhecida, e vindos de sistemas que produzam de forma sustentável.

[Vídeo] Como obter o melhor resultado econômico em uma propriedade leiteira?

Postado em 29/08/2017 - 1 min de leitura [Vídeo] Como obter o melhor resultado econômico em uma propriedade leiteira?
Quando se fala em resultados da atividade leiteira, mais importante do que aumentar a produção de leite, ou a produtividade por animal, é ganhar dinheiro com a atividade. O produtor precisa gerenciar com eficiência a utilização de recursos e encontrar o ponto ótimo econômico, que nem sempre é o ponto ótimo produtivo.

O gerenciamento da criação de bezerras e os ruídos de comunicação

Postado em 30/08/2017 - 9 min de leitura O gerenciamento da criação de bezerras e os ruídos de comunicação
Os sistemas de criação de bezerras têm como características recorrentes protocolos de colostragem ineficientes, altas taxas de morbidade e mortalidade, e as consequentes baixas taxas de crescimento.

[Vídeo] Fazenda Agrindus: conheça a rotina e gestão da 3ª maior produtora de leite do Brasil!

Postado em 31/08/2017 - 2 min de leitura [Vídeo] Fazenda Agrindus: conheça a rotina e gestão da 3ª maior produtora de leite do Brasil!
Com uma produção anual média de 22 milhões de litros de leite, a Fazenda Agrindus, em Descalvado, SP, ocupa o 3º lugar no ranking das maiores produtoras do Brasil, de acordo com o levantamento Top 100 2017.

3 Estratégias para minimizar a ocorrência de febre do leite no rebanho

Postado em 18/09/2017 - 2 min de leitura 3 Estratégias para minimizar a ocorrência de febre do leite no rebanho
Muito frequentemente, em visitas técnicas a rebanhos leiteiros que tenho feito, ao tentar convencer o produtor que ele deveria incluir sais ou concentrados aniônicos às suas vacas no pré-parto, é comum ouvir depoimentos como: "Não uso porque febre do leite não é um problema no meu rebanho!".

[Vídeos] Período de transição: o que os maiores especialistas no tema recomendam?

Postado em 20/09/2017 - 1 min de leitura [Vídeos] Período de transição: o que os maiores especialistas no tema recomendam?
O período de transição é o período de maior desafio para uma vaca leiteira. Seu metabolismo passa por uma série de mudanças que podem comprometer sua produtividade e sistema imunológico.

Quais os pontos-chaves do período de transição para vacas leiteiras?

Postado em 28/09/2017 - 1 min de leitura Quais os pontos-chaves do período de transição para vacas leiteiras?
O período de transição, é a fase mais crítica da vida de uma vaca leiteira. É fundamental compreender corretamente essa fase que envolve os dias mais importantes da vida produtiva do rebanho. Os cuidados durante este período que determinarão o sucesso ou insucesso da produção.

Fazendas de Sucesso: o que esses produtores fazem de diferente em seus sistemas?

Postado em 10/10/2017 - 4 min de leitura Fazendas de Sucesso: o que esses produtores fazem de diferente em seus sistemas?
Nos casos de sucesso disponibilizados no EducaPoint, produtores e gestores respondem a todas essas perguntas e muitas outras.

Botulismo, carbúnculo sintomático e gangrena gasosa: como prevenir e tratar essas doenças?

Postado em 16/10/2017 - 1 min de leitura Botulismo, carbúnculo sintomático e gangrena gasosa: como prevenir e tratar essas doenças?
Botulismo, carbúnculo sintomático, gangrena gasosa e as enterotoxemias são algumas das doenças que fazem parte do grupo de patologias conhecido como clostridioses.