Quantas vacas de leite precisamos ter para ganhar o que queremos?

Postado em: 25/01/2018 - 4 min de leitura Quantas vacas de leite precisamos ter para ganhar o que queremos?
Um belo dia dois compadres conversando, um disse assim: eu "sô produto" de leite e tenho 30 vacas, todo dia dando leite lá no meu sítio! O outro sem querer fica para trás na conversa, disse: eu também "sô produtô" só que eu sou "maió", tenho 45 vacas dando leite todo dia lá no meu sítio. Grandes lembranças nos remetem a aqueles tempos dos nossos avôs...

Como prevenir a Tristeza Parasitária Bovina (TPB)?

Postado em: 30/01/2018 - 1 min de leitura Como prevenir a Tristeza Parasitária Bovina (TPB)?
A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é uma das maiores causas de mortalidade em diversas categorias animais, principalmente bezerros, tendo enorme importância nos sistemas pecuários.

Caixa de peneiras (PennState) : avalie a dieta do seu rebanho!

Postado em: 31/01/2018 - 1 min de leitura Caixa de peneiras (PennState) : avalie a dieta do seu rebanho!
Sabemos que uma nutrição adequada, proveniente de uma boa dieta, é fundamental para o desempenho produtivo das vacas leiteiras. Porém, apenas a formulação não garante que o fornecimento da dieta total ocorra de forma homogênea, ou seja, que a dieta que chega à boca da vaca seja a mais fiel possível à dieta formulada.

Comportamento estereotipado em bezerros

Postado em: 01/02/2018 - 4 min de leitura Comportamento estereotipado em bezerros
Comportamento estereotipado é caracterizado por movimentos repetitivos e sem objetivo ou função aparente, ou seja, comportamentos anormais dentro do repertório da espécie.

Compost Barn: dimensionamento correto da cama e dos corredores

Postado em: 02/02/2018 - 1 min de leitura Compost Barn: dimensionamento correto da cama e dos corredores
O Compost Barn vem ganhando cada vez mais adeptos pelo país, principalmente pelas vantagens que apresenta, como: conforto animal, redução de CCS, aumento na produção de leite, aumento na longevidade, redução nos problemas de casco, redução de dejetos líquidos, entre outras.

Aborto, natimorto, mumificação ou maceração fetal?

Postado em: 05/02/2018 - 2 min de leitura Aborto, natimorto, mumificação ou maceração fetal?
A mortalidade fetal em vacas leiteiras pode ocorrer de diferentes formas. Identificá-las pode ser a chave para descobrir as causas desses abortamentos e prevenir futuros problemas relacionados à reprodução no rebanho da sua propriedade.

Cultura microbiológica na fazenda: como usá-la para o controle de mastite?

Postado em: 07/02/2018 - 1 min de leitura Cultura microbiológica na fazenda: como usá-la para o controle de mastite?
O uso indiscriminado de antimicrobianos em rebanhos leiteiros tem preocupado órgãos governamentais em diversos países. O aumento do risco de resíduos no leite e derivados, o possível desenvolvimento de resistência de microrganismos patogênicos aos antimicrobianos, e as perdas econômicas associadas com o tratamento da vaca e descarte de leite são...

Como implementar um programa de gestão de qualidade do Leite?

Postado em: 08/02/2018 - 1 min de leitura Como implementar um programa de gestão de qualidade do Leite?
Produzir leite com qualidade é uma tarefa que requer uma série de cuidados e procedimentos. Apesar de não ser algo simples, é plenamente possível obter CCS abaixo de 200 mil cél/ml e, desta forma, evitar os prejuízos financeiros ocasionados pela mastite, tanto clínica como subclínica.

Silagem de milho: Aspectos agronômicos fazem a diferença

Postado em: 08/02/2018 - 16 min de leitura Silagem de milho: Aspectos agronômicos fazem a diferença
O manejo da cultura do milho não é um dos mais complexos frente as outras culturas agrícolas plantadas no nosso país. Obviamente, a cultura do milho apresenta determinados entraves, mas agricultores não têm enfrentado sérios problemas ao conduzi-la. Contudo, o cenário vivido por muitos pecuaristas tem sido um pouco mais sombrio. Por que? Ocorre que...

Tratamento da água na produção leiteira - Parte 1: tratamento físico

Postado em: 09/02/2018 - 2 min de leitura Tratamento da água na produção leiteira - Parte 1: tratamento físico
Há filtros em que o elemento deve ser trocado periodicamente e essa periodicidade deve ser definida pelo fornecedor com base na análise da água, mas cabe ressaltar que estes filtros podem ter elementos filtrantes proporcionalmente mais caros que o próprio filtro. Outros filtros têm procedimento de regeneração do elemento filtrante que podem ser...