Você sabe qual o principal custo na sua produção?

Postado em: 16/07/2019 - 3 min de leitura Você sabe qual o principal custo na sua produção?
Em qualquer condição de mercado, o fator de maior impacto no custo de produção em sistemas intensivos de produção de leite é a alimentação, que representa de 40 a 60% do custo total e via de regra determina o sucesso ou fracasso da atividade.

Você sabe qual é a principal questão de bem-estar animal em uma fazenda leiteira?

Postado em: 02/09/2019 - 7 min de leitura Você sabe qual é a principal questão de bem-estar animal em uma fazenda leiteira?
A especialista em bem-estar animal, Temple Grandin identificou a claudicação, também chamada de manqueira, como a maior questão de bem-estar animal que a indústria de laticínios enfrenta atualmente. "É um grande número 1", disse ela. "A manqueira está no topo da minha lista."

Você sabe quais são os principais agentes causadores de mastite?

Postado em: 17/06/2019 - 5 min de leitura Você sabe quais são os principais agentes causadores de mastite?
Os principais agentes causadores de mastite podem ser separados em dois grupos principais: agentes contagiosos e agentes ambientais. Confira quais são eles!

Você sabe o que significa a sigla RMCA e como ela pode te ajudar?

Postado em: 09/10/2019 - 3 min de leitura Você sabe o que significa a sigla RMCA e como ela pode te ajudar?
O indicador RMCA - Receita Menos Custo com Alimentação, demonstra quanto da renda do leite sobra para o pagamento dos demais custos da propriedade, após retirarmos os custos com a alimentação.

Você realmente sabe comprar inoculantes?

Postado em: 03/08/2020 - 2 min de leitura Você realmente sabe comprar inoculantes?
Durante as minhas apresentações e visitas às propriedades, eu tenho percebido que a maioria dos produtores e técnicos não sabe escolher o inoculante. Baseado nesta constatação, resolvi escrever este artigo na tentativa de esclarecer que os produtos comerciais são muito específicos, ou seja, os inoculantes não são iguais e, por trás de uma escolha,...

Você já adequou seu manejo para as novas recomendações de colostragem?

Postado em: 30/07/2020 - 8 min de leitura Você já adequou seu manejo para as novas recomendações de colostragem?
A colostragem adequada é um dos aspectos mais importantes para o sucesso na criação de fêmeas leiteiras de reposição e, consequentemente, para evolução genética dos rebanhos. A transformação de bezerras em vacas está associada à inúmeros eventos. No entanto, se a colostragem não for bem feita, as taxas de mortalidade sobem e as bezerras que sobrevivem...

Você está tratando corretamente casos de mastite clínica para a melhor chance de cura?

Postado em: 01/06/2020 - 5 min de leitura Você está tratando corretamente casos de mastite clínica para a melhor chance de cura?
Para determinar a melhor terapia para um caso clínico de mastite, uma amostra estéril de leite deve ser coletada e cultivada para tentar identificar o organismo causador. Ao identificar o organismo causador do caso clínico de mastite, um protocolo de tratamento direcionado pode ser empregado.

Você está desperdiçando o potencial produtivo de seu rebanho?

Postado em: 27/08/2019 - 9 min de leitura Você está desperdiçando o potencial produtivo de seu rebanho?
O bem-estar animal é definido como o estado do animal frente às suas tentativas de se adaptar ao ambiente em que se encontra. Portanto, quanto maior o desafio imposto pelo ambiente, mais dificuldade o animal terá em se adaptar e, consequentemente, menor será seu grau de bem-estar.

Você deve tratar a cetose?

Postado em: 13/03/2020 - 5 min de leitura Você deve tratar a cetose?
Todas as vacas passam por um período de balanço energético negativo após o parto, quando não podem consumir matéria seca suficiente para atender às necessidades de manutenção do corpo e ao aumento da demanda de nutrientes do úbere. Como resultado, a vaca deve mobilizar gordura e proteína corporal para atender a esses requisitos, a fim de manter um...

Verticalizar a produção: vale a pena?

Postado em: 24/12/2018 - 5 min de leitura Verticalizar a produção: vale a pena?
Na era da informação e da tecnologia, onde as informações são disponibilizadas quase que instantaneamente e a globalização é uma realidade, já não existe conceito, manejo ou técnica que não esteja dominada pelos produtores de leite. É evidente que os produtores estão mais profissionalizados e buscando a eficiência dos processos em suas fazendas. São...