A qualidade da água e o plano de qualificação de fornecedores de leite

Postado em: 27/06/2019 - 2 min de leitura A qualidade da água e o plano de qualificação de fornecedores de leite
O Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite é uma ferramenta de controle elaborada pelo estabelecimento, laticínio ou cooperativa, sujeita à Instrução Normativa nº 77, de 26 de novembro de 2018.

A raça da vaca altera a qualidade do leite?

Postado em: 26/03/2020 - 5 min de leitura A raça da vaca altera a qualidade do leite?
Um assunto bastante discutido e buscado é como aumentar a qualidade nutricional do leite, visando principalmente aumentar a quantidade de sólidos totais. Isso aumenta o valor industrial do produto, já que, quanto maior o teor de proteína e gordura do leite, maior é o rendimento em derivados dentro da indústria. Mas, será que a raça da vaca altera a...

A temperatura da vaca afeta na reprodução?

Postado em: 07/05/2019 - 3 min de leitura A temperatura da vaca afeta na reprodução?
A zona de conforto térmico das vacas oscila entre -5°C a 22°C. Qualquer valor acima dessa faixa, deixa os animais em uma situação de estresse térmico. Quando estão nessa situação, as vacas não conseguem dissipar o calor produzido em seu metabolismo e ativam mecanismos de defesa que reduzem a produção e auxiliam na perda de calor. Nos dois casos, é...

Aborto por Neospora caninum em bovinos: o que você precisa saber

Postado em: 23/10/2020 - 6 min de leitura Aborto por Neospora caninum em bovinos: o que você precisa saber
O Neospora caninum é um protozoário parasita que está emergindo como uma importante causa infecciosa de bezerros fracos e aborto em bovinos. Infecções por N. caninum foram relatadas em muitas partes do mundo, com estudos nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Holanda e Alemanha indicando que 12-45% dos fetos abortados de gado leiteiro estão infectados...

Aborto, natimorto, mumificação ou maceração fetal?

Postado em: 05/02/2018 - 2 min de leitura Aborto, natimorto, mumificação ou maceração fetal?
A mortalidade fetal em vacas leiteiras pode ocorrer de diferentes formas. Identificá-las pode ser a chave para descobrir as causas desses abortamentos e prevenir futuros problemas relacionados à reprodução no rebanho da sua propriedade.

Acidose ruminal aguda e subaguda: você sabe a diferença?

Postado em: 19/04/2021 - 2 min de leitura Acidose ruminal aguda e subaguda: você sabe a diferença?
A acidose ruminal é uma doença metabólica comum em vacas leiteiras, causada pela diminuição do pH do rúmen. A acidose depende de dois fatores: grau de redução do pH e o tempo de exposição a esse pH mais baixo.

Adaptação de modelo de produção de leite neozelandês no Brasil

Postado em: 14/02/2018 - 1 min de leitura Adaptação de modelo de produção de leite neozelandês no Brasil
A Agropecuária Sete Copas, um projeto neozelândes de produção leiteira, instalada desde 2012 no oeste da Bahia, visa manter no país o modelo de produção da Nova Zelândia, com pouca infraestrutura, manejo facilitado e, principalmente, baixo custo.

Aditivos alimentares: 4 fatores essenciais que devem ser considerados

Postado em: 30/03/2020 - 3 min de leitura Aditivos alimentares: 4 fatores essenciais que devem ser considerados
Os aditivos "são substâncias ou microrganismos adicionados à dieta intencionalmente, que tenham ou não valor nutricional e, que podem provocar mudanças metabólicas que influenciem positivamente o desempenho animal".

Adriano Seddon: alta produtividade com o Compost Barn

Postado em: 23/04/2017 - 1 min de leitura Adriano Seddon: alta produtividade com o Compost Barn
Quando pensamos em confinamento de gado leiteiro, não podemos deixar de falar no Compost barn, sistema que tem sido a opção de cada vez mais produtores nos últimos anos. E para falar sobre o tema, trazemos um dos maiores conhecedores do assunto, Adriano de Siqueira Seddon, responsável pela introdução do Compost barn no Brasil!

Agrindus: bem-estar animal deve ser principal investimento

Postado em: 16/03/2018 - 7 min de leitura Agrindus: bem-estar animal deve ser principal investimento
De todos os investimentos que podem ser feitos na pecuária leiteira, o mais bem-sucedido e prioritário talvez seja o bem-estar animal por uma razão muito simples: a vaca é um dos animais que mais responde aos investimentos em bem-estar, de acordo com Roberto Jank, gestor da fazenda Agrindus, em Descalvado, SP. A Agrindus é a 3º maior produtora de...