Blog EducaPoint

Tripanossomíase bovina: evite a transmissão no seu rebanho!

Postado em 24/04/2017 - 1 min de leitura Tripanossomíase bovina: evite a transmissão no seu rebanho!
A ocorrência da tripanossomíase bovina tem aumentado no país, deixando muitos criadores de bovinos em alerta. Muitas vezes silenciosa, esta doença causa inúmeros prejuízos econômicos, não só pelas mortes nos rebanhos, mas, principalmente, pela queda de produção dos animais afetados.

Três dicas para prevenir doenças clostridiais em sua fazenda leiteira

Postado em 18/03/2021 - 3 min de leitura Três dicas para prevenir doenças clostridiais em sua fazenda leiteira
As bactérias que causam doenças clostridiais são comuns em fazendas leiteiras, frequentemente encontradas no solo, vegetação apodrecida e esterco.

Trate a vaca certa na hora certa

Postado em 14/10/2020 - 2 min de leitura Trate a vaca certa na hora certa
Determinar se uma vaca deve receber tratamento com antibióticos nem sempre é fácil. É importante considerar muitos fatores, muitas vezes usando uma abordagem de árvore de decisão.

Tratamento seletivo de mastite clínica pode reduzir o uso de antimicrobianos e o descarte de leite

Postado em 20/12/2017 - 5 min de leitura Tratamento seletivo de mastite clínica pode reduzir o uso de antimicrobianos e o descarte de leite
A mastite clínica (MC) é responsável por causar grandes prejuízos em rebanhos leiteiros, os quais estão associados com fatores como o descarte de leite, redução do potencial produtivo e reprodutivo, risco de transmissão, e descarte precoce da vaca.

Tratamento de mastite? Só com alta chance de cura!

Postado em 29/03/2018 - 1 min de leitura Tratamento de mastite? Só com alta chance de cura!
Há pouco mais de um ano, a Fazenda Colorado, em Araras, SP, implementou diversas melhorias em sua rotina, sendo uma delas a realização de cultura microbiológica do leite na própria fazenda! Com essa nova rotina, a fazenda deixou de tratar cerca de 60% dos casos de mastite clínica do rebanho, e reduziu pela metade o volume de leite de descarte.

Tratamento da mastite por E. coli: quão limpo e seco é suficiente?

Postado em 19/10/2020 - 3 min de leitura Tratamento da mastite por E. coli: quão limpo e seco é suficiente?
As bactérias E. coli são patógenos gram-negativos causadores de mastite com uma estrutura celular fundamentalmente diferente das bactérias gram-positivas. A parede celular da E. coli é a principal toxina que a bactéria contém. É chamado de endotoxina ou lipopolissacarídeo e é um estimulador altamente potente do sistema inflamatório da vaca.

Tratamento da água na produção leiteira - Parte 1: tratamento físico

Postado em 09/02/2018 - 2 min de leitura Tratamento da água na produção leiteira - Parte 1: tratamento físico
Há filtros em que o elemento deve ser trocado periodicamente e essa periodicidade deve ser definida pelo fornecedor com base na análise da água, mas cabe ressaltar que estes filtros podem ter elementos filtrantes proporcionalmente mais caros que o próprio filtro. Outros filtros têm procedimento de regeneração do elemento filtrante que podem ser...

Transição do sistema de produção: do pasto ao compost barn

Postado em 31/10/2017 - 1 min de leitura Transição do sistema de produção: do pasto ao compost barn
A Fazenda Arsego, do produtor Eleandro Arsego, por muitos anos produziu leite em um sistema intensivo de pastejo, contudo em um determinado momento sentiu a necessidade de fazer uma transição no sistema, escolhendo o Compost Barn como opção.

Transferência de embrião em tempo fixo: rotina reprodutiva garante melhores resultados

Postado em 30/04/2018 - 3 min de leitura Transferência de embrião em tempo fixo: rotina reprodutiva garante melhores resultados
Uma ferramenta muito interessante, e que tem sido cada vez mais utilizada no manejo reprodutivo de rebanhos leiteiros, é a transferência de embriões em tempo fixo (TETF). Quando bem aplicada, essa técnica permite maximizar a reprodução do rebanho, com alto ganho genético, ao mesmo tempo em que garante o nascimento de um maior número de fêmeas.

TETF: Quais as vantagens de sua utilização e seu maior desafio?

Postado em 28/07/2021 - 2 min de leitura TETF: Quais as vantagens de sua utilização e seu maior desafio?
A Fazenda Santa Luzia, em Passos/MG, utiliza em 100% do rebanho a transferência de embriões em tempo fixo (TETF) como ferramenta reprodutiva, ou seja, todas as prenhezes do rebanho são oriundas de embriões produzidos in vitro.