Blog EducaPoint

Retenção de placenta em vacas: o que é e como proceder

Postado em 23/10/2019 - 6 min de leitura Retenção de placenta em vacas: o que é e como proceder
A retenção de placenta é uma falha na eliminação das membranas fetais após a expulsão do feto, em decorrência da inabilidade de separação da conexão materno-fetal. A condição ocorre quando as membranas fetais não são expelidas durante as primeiras 12 horas após o parto.

Resistência no tratamento de mastite: por que é importante monitorar?

Postado em 07/08/2019 - 10 min de leitura Resistência no tratamento de mastite: por que é importante monitorar?
Considerando a grande importância do uso dos antibióticos para a manutenção da saúde, do bem estar animal e da produtividade, diversas preocupações surgem quando não é feito o uso responsável e adequado dos antibióticos, o que não é interessante pois reduz o potencial de utilização de uma droga, quando se considera o longo prazo.

Reprodução de bovinos: monta natural x inseminação artificial

Postado em 15/01/2018 - 1 min de leitura Reprodução de bovinos: monta natural x inseminação artificial
Como melhorar os índices reprodutivos em vacas leiteiras de alta produção? Quais os métodos utilizados pelos principais pesquisadores americanos que trazem melhores resultados?

Renda x custo de alimentação: o que você precisa saber

Postado em 30/10/2020 - 2 min de leitura Renda x custo de alimentação: o que você precisa saber
O grande desafio do produtor de leite é ter eficiência econômica em sua propriedade. Eficiência pode ser analisada sob o ponto de vista econômico e técnico. O problema é que nem sempre uma propriedade tem eficiência técnica e econômica ao mesmo tempo.

Referência em qualidade, sítio São Sebastião produz leite com CCS abaixo de 100 mil

Postado em 16/04/2018 - 1 min de leitura Referência em qualidade, sítio São Sebastião produz leite com CCS abaixo de 100 mil
Com CCS média de 50 mil cél/ml e CBT inferior a 2 mil ufc/ml, o leite produzido pelo Sítio São Sebastião, localizado em Castro, PR, em uma das maiores bacias leiteiras do país, é considerado um dos melhores do estado do Paraná há vários anos consecutivos, o que resulta em diversas premiações à propriedade, além de bonificações no preço da...

Reagrupamento de novilhas pode gerar estresse

Postado em 26/05/2021 - 1 min de leitura Reagrupamento de novilhas pode gerar estresse
É um fato bem conhecido que o gado é uma criatura social. Mas estudos mostraram que mesmo a vaca mais amigável não gosta de fazer novos conhecidos regularmente.

Quer melhorar os resultados da sua fazenda? Invista em vacas!

Postado em 28/04/2020 - 2 min de leitura Quer melhorar os resultados da sua fazenda? Invista em vacas!
Muitos produtores de leite se preocupam muito com o preço que recebem pelo produto, uma vez que esse impacta diretamente nos resultados da fazenda. Esse é um fator que pode se tornar bastante preocupante no cenário de pandemia de coronavírus que vivemos.

Queda na produção de leite? Confira alguns motivos para isso acontecer

Postado em 23/02/2022 - 5 min de leitura Queda na produção de leite? Confira alguns motivos para isso acontecer
No Brasil, o período das águas, quando há maior abundância de forragens, costuma ser o de maior produção de leite devido à maior oferta de alimentos. Em alguns anos, as vacas leiteiras podem não responder tão bem quanto em anos anteriores, com a produção sendo menor do que o esperado.

Quatro passos para evitar a febre do leite no seu rebanho

Postado em 09/12/2019 - 4 min de leitura Quatro passos para evitar a febre do leite no seu rebanho
As vacas enfrentam uma série de desafios no período logo após parirem, muitos dos quais estão associados a desequilíbrios causados pelo parto. Embora alguns distúrbios metabólicos sejam óbvios e, portanto, mais fáceis de tratar, distúrbios como a hipocalcemia subclínica não mostram sinais óbvios.

Quartos com maior abertura de tetos são mais susceptíveis a novas infecções intramamárias

Postado em 17/08/2017 - 3 min de leitura Quartos com maior abertura de tetos são mais susceptíveis a novas infecções intramamárias
O grau de abertura de tetos está diretamente relacionado ao risco de incidência de novas infecções intramamárias. O sistema de ordenha, por sua vez, pode ter forte influência na remoção de queratina do teto e aumento da abertura do orifício do teto, bem como proporcionar condições para o influxo de leite para dentro da glândula mamária, sendo estes...