A Fazenda Santa Luzia, em Passos/MG, utiliza em 100% do rebanho a transferência de embriões em tempo fixo (TETF) como ferramenta reprodutiva, ou seja, todas as prenhezes do rebanho são oriundas de embriões produzidos in vitro.
Para que isso acontecesse, o primeiro passo foi selecionar as melhores vacas, com as melhores genéticas para formar o grupo de doadoras. O rebanho da fazenda tem mais de 1600 vacas em lactação. A primeira coisa feita foi analisar o grau de sangue, já que o objetivo dessa técnica é produzir o grau de sangue desejado para as vacas produtoras de leite. A fazenda trabalha com vacas meio sangue, com um forte critério para a qualidade do sistema mamário, na eficiência reprodutiva dos animais e, sobretudo, no histórico de produção das vacas. Assim, as 10% melhores vacas foram selecionadas para compor o time de doadoras.
O objetivo da Fazenda Santa Luzia sempre foi crescer na produção de leite e de uma forma importante, a fazenda entendeu que a tecnologia de TETF era o caminho que deveria ser percorrido. Ao longo dos anos, a fazenda buscou aperfeiçoar o uso dessa tecnologia na fazenda. Com isso, a tecnologia passou a ser muito bem-sucedida, com um custo de implantação favorável, com os protocolos se tornando cada vez mais viáveis e eficientes. Após começar a implantar a TETF em alguns animais, a fazenda decidiu que a tecnologia seria viável de ser aplicada em 100% do rebanho e isso vem sendo feito desde 2013.
Segundo o médico veterinário, Mauricio Silveira Coelho, um dos sócios da fazenda, a TETF tem uma série de vantagens:
- Possibilidade de crescimento do plantel. Na Fazenda Santa Luzia, 87% dos nascimentos são de fêmeas;
- Avanço genético, pois são usadas as melhores vacas para fazer a reposição de todo o plantel;
- Escolha do grau de sangue. Como a Fazenda Santa Luzia optou por trabalhar em sistemas de pasto com animais Girolando, não há a necessidade de evoluir o grau de sangue além de ¾. Com a TETF, é possível escolher exatamente o grau de sangue desejado (animais meio sangue e três quartos);
- Rotinas bem definidas, uma vez que passou-se a ser utilizada a fertilização in vitro (FIV), onde todos os animais são sincronizados. A rotina bem definida fez com que a equipe de reprodução da fazenda ficasse muito focada, o que ajudou na melhoria dos índices reprodutivos.
Porém, existe um grande desafio da utilização dessa técnica: as perdas embrionárias. Uma vez que o animal está prenhe, o nível de perda embrionária da Fazenda Santa Luzia ainda é significativo, o que é fruto da própria técnica. Porém, atualmente estão sendo feitos trabalhos importantes visando reduzir as perdas e a fazenda já vem melhorando esses índices. Tem havido melhora nos protocolos, na rotina reprodutiva e na produção de embriões.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Você sabia que pode com um único valor mensal ter acesso ilimitado a esses e centenas de cursos online?
O EducaPoint é uma plataforma preparada para trazer a melhor estrutura em cursos online para ajudar você no seu agronegócio.