Aborto, natimorto, mumificação ou maceração fetal?

Postado em: 05/02/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
A mortalidade fetal em vacas leiteiras pode ocorrer de diferentes formas. Identificá-las pode ser a chave para descobrir as causas desses abortamentos e prevenir futuros problemas relacionados à reprodução no rebanho da sua propriedade.

Quando uma morte fetal ocorre, ela pode ser um: abortamento por causas infecciosas, abortamento por causas não infecciosas, natimorto ou mumificação/maceração, por exemplo.


O primeiro procedimento a se fazer ao visualizar um feto abortado é tentar estimar em qual fase da gestação aquele abortamento ocorreu. Para isso, pode-se utilizar um barbante para fazer a comparação entre o crescimento e a estimativa da idade fetal. Confira na imagem abaixo como é feita essa relação:


Após fazer essa identificação, será possível elencar possíveis doenças que podem ter causado a perda nessa fase de gestação. Um conhecimento fundamental que a pessoa responsável por essa análise deverá ter é sobre as diferenças destes tipos de mortalidade. Confira:

Aborto:
São perdas ocorridas entre 45 dias de gestação até 30 dias antes da data prevista do parto. O feto não completou seu desenvolvimento.

Natimorto:
Perdas ocorridas no último mês de gestação até 48 horas após o parto, quando o feto já está completamente desenvolvido.

Mumificação fetal:

Morte fetal seguida de absorção dos fluidos amniótico e alantoideano, desidratação do feto e das membranas fetais. Ao palpar, por exemplo, o útero da mãe, apenas será sentida a presença de ossos. Não há abertura da cérvix e o feto não é expelido, sendo mantido no útero, em um processo asséptico.

Maceração fetal:
Abortamento incompleto com abertura da cérvix facilitando a entrada de contaminantes provenientes das fezes da mãe, do ambiente ou da própria pele da mãe, por exemplo, o que leva ao quadro de autólise dos tecidos fetais, podendo comprometer a parede uterina.

No curso online sobre perdas de gestação em bovinos do EducaPoint, a Drª Telma Martins explica todo o processo de desenvolvimento da gestação de bovinos, quais são os períodos mais críticos da gestação, as principais causas de mortalidade embrionária e fetal, quando acontecem essas perdas e o que podemos fazer para minimiza-las.

Ela também destaca as medidas de controle e prevenção, bem como estratégias de manejo que podem ser empregadas nos sistemas de produção.

Gostaria de assistir a todas as aulas deste curso? Basta ser um assinante do EducaPoint. Assinantes podem ver este e TODOS OS OUTROS CURSOS aqui do site. Clique aqui » ver planos de assinatura

Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP