Logo EducaPoint
search
  • Início
  • conteúdos
  • Especialistas
  • Para empresas
  • Contato
  • Blog
ENTRAR
ASSINAR

Acidose ruminal aguda e subaguda: você sabe a diferença?

  1. Início >
  2. Pecuária de Leite >
  3. Acidose ruminal aguda e subaguda: você sabe a diferença?
Postado em: 19/04/2021 | 2 min de leitura Escrito por:
A acidose ruminal é uma doença metabólica comum em vacas leiteiras, causada pela diminuição do pH do rúmen. A acidose depende de dois fatores: grau de redução do pH e o tempo de exposição a esse pH mais baixo. 
 
Também existe a diferença entre acidose aguda ou clínica e subaguda ou subclínica.


 
Acidose aguda
 
É a acidose mais clássica, quando o animal consome uma grande quantidade de carboidratos fermentescíveis, o que gera a produção acentuada de ácido lático, levando a um processo de acidose que pode, inclusive, levar o animal à morte. 
 
É o caso, por exemplo, de bovinos de corte que não estão acostumados com ração e acabam consumindo uma grande quantidade quando têm acesso a essa ração. Devido à grande quantidade de carboidratos fermentescíveis que serão transformados em lactato pelos microrganismos do rúmen. O acúmulo de lactato reduz cada vez mais o pH ruminal. Se o animal não for tratado, pode chegar ao óbito. 
 
Essa situação é mais comum em bovinos de corte, embora também possa ocorrer em animais leiteiros, e na maioria das vezes, o consumo de ração é feito sem nenhum tipo de adaptação prévia. 
 
Acidose subaguda
 
Essa é uma doença mais comum de rebanho, também chamada de acidose subclínica ou SARA. Nesse caso, trata-se de vacas em alto desafio que terão uma quantidade muito grande de ácido graxos de cadeia curta que estão sendo produzidos devido à alta fermentação ruminal. Essa produção alta excede a capacidade de tamponamento e absorção ruminal. Com isso, ocorre uma queda no pH.
 
Essa doença não demonstra sinais clínicos, de forma que é necessário avaliar outros fatores, como esterco, produção de gordura e consumo de matéria seca.
 
Esse tipo de acidose acomete mais bovinos leiteiros de alta produção, principalmente vacas no início e meio da lactação, que têm uma produtividade maior. 



 
A acidose ruminal é um problema latente em muitos rebanhos leiteiros, gerando prejuízos e perdas econômicas. Por isso, o EducaPoint acaba de lançar o curso Acidose ruminal em vacas leiteiras: o que podemos fazer?
 
Nesse curso, o médico veterinário, Guilherme Mattos Leão, explica tudo o que você precisa saber sobre acidose ruminal em vacas leiteiras. 
 
O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 230!) por um preço único. Clique aqui para assinar. 

 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082  
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Acidose ruminal em vacas leiteiras: o que podemos fazer?

Combata a Acidose Ruminal em vacas leiteiras! Aprenda causas, controle e melhorias em apenas um curso. Inicie agora!

Teste grátis

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

ASSINE AGORA
Logo EducaPoint
  • conteúdos
  • Especialistas
  • Para empresas
  • Contato
  • Blog
  • Termos de uso
  • Política de privacidade

Siga também nossas redes sociais:

Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Linkedin Ícone Youtube

Copyright © 2025 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP