Adensamento do leite para bezerras: você conhece esta estratégia?

Postado em: 08/06/2022 | 3 min de leitura Escrito por:
Um bom programa de criação de bezerras deve buscar ter novilhas parindo em boas condições corporais, idealmente por volta dos 24 meses. Para isso, o manejo nutricional dos animais no início da vida é muito importante e pode ser determinante de seu sucesso. Além do fornecimento de colostro para garantir a imunidade das bezerras, um bom manejo alimentar deve garantir que o animal ganhe o peso necessário e se desenvolva corretamente para garantir seu desempenho futuro.
 
Uma prática bastante comum utilizada em fazendas leiteiras é fornecer às bezerras o leite não comercializado, que tem maior disponibilidade na época de concentração de partos. Porém, esse leite pode ter uma grande variabilidade na composição, podendo prejudicar o desempenho das bezerras nessa fase.
 
As pesquisas mostram que para que as bezerras alcancem seu melhor desenvolvimento em sistemas de desmama precoce, é preciso que recebam maior quantidade de proteína em relação à gordura durante o aleitamento. Assim, se as bezerras são alimentadas somente com leite não comercializado, em altos volumes, o menor teor de proteína em relação à gordura do leite pode levar ao desenvolvimento de desordens digestivas, bem como ao acúmulo de gordura corporal. Isso também pode prejudicar o consumo de ração inicial, o que é essencial para um programa de desmama precoce bem-sucedido. Também é importante que o leite forneça às bezerras uma quantidade ideal de microminerais e vitaminas.
 
Sendo o peso à desmama um parâmetro fundamental a ser monitorado nas fazendas, bem como o correto desenvolvimento estrutural dos animais, já que são essenciais para garantir o peso e o desenvolvimento ideal para a primeira cobertura na idade desejada, é preciso garantir que a bezerra receba uma dieta com maior aporte de proteína, o que pode ser difícil de alcançar devido à qualidade do leite oferecido. 
 
Adensamento do leite
 
Devido ao descrito anteriormente, muitas fazendas recorrem ao adensamento do leite, que consiste na correção do teor de sólidos do leite, adicionando produtos específicos ou sucedâneos lácteos, visando atingir um determinado teor de sólidos constante ao longo dos dias. 
 
Esse é um manejo que realmente proporciona a melhora na qualidade do leite, tendo como principal benefício a oferta de leite com teor de sólidos constante, evitando a flutuação que pode ocorrer com a oferta do leite às bezerras. 
 
É importante destacar que, para este manejo, o sucedâneo utilizado para adensamento deve ser de ótima qualidade (grande parte da proteína vinda de fontes lácteas) e o teor de sólidos totais a ser atingido esteja na casa de 15 a 17%. No entanto, é preciso entender que o teor de sólidos está sendo mantido, mas as fontes de nutrientes estão mudando e com isso o sistema enzimático das bezerras estará sendo forçado a mudanças todos os dias. O ideal para criação de bezerras é consistência em todos os procedimentos (manejo, nutrição, conforto etc.). 

Aprenda muito mais sobre o tema no curso Aspectos práticos da criação de bezerras leiteiras. Você pode adquiri-lo individualmente ou optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 230!) por um preço único. 
 
Portanto, a utilização de um sucedâneo/corretor de boa qualidade pode ser uma ferramenta importante para aumentar os teores de sólidos totais do leite, mantendo o volume da dieta líquida fornecida. Porém, deve-se evitar ultrapassar teores de sólidos acima de 15%, para minimizar a ocorrência de diarreias e distúrbios abomasais. 
 
Deve-se também sempre se certificar da diluição final do produto com auxílio de refratômetro Brix e de manter disponível à água de boa qualidade durante todo o dia para os animais.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Fonte: 
 
Perguntas e Respostas Alta CRIA (https://www.researchgate.net/publication/336570597_Perguntas_e_Respostas_Alta_CRIA)
 
Mitos e verdades sobre a utilização de dieta líquida na criação de bezerras (https://blog.nutron.com.br/mitos-e-verdades-sobre-a-utilizacao-de-dieta-liquida-na-criacao-de-bezerras/)
 
Qual a melhor alternativa para aleitar as bezerras? (https://www.portaldbo.com.br/qual-a-melhor-alternativa-para-aleitar-as-bezerras/)
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP