Agrindus: bem-estar animal deve ser principal investimento

Postado em: 16/03/2018 | 2 min de leitura Escrito por:

De todos os investimentos que podem ser feitos na pecuária leiteira, o mais bem-sucedido e prioritário talvez seja o bem-estar animal por uma razão muito simples: a vaca é um dos animais que mais responde aos investimentos em bem-estar, de acordo com Roberto Jank, gestor da fazenda Agrindus, em Descalvado, SP. A Agrindus é a 3º maior produtora de leite do Brasil, de acordo com o levantamento Top 100 2018.

Assim, sombra, temperatura adequada, ventilação, aspersão, espaço, cama limpa e seca, alimentação disponível de 22 a 24 horas disponível no cocho, são fatores que levam a uma resposta muito transparente e importante das vacas. A Agrindus investe bastante em bem-estar animal e a resposta é  muito clara, especialmente no verão.

A fazenda tem climatização com ventilação e aspersão, em um sistema com termostato e controle de temperatura, com o objetivo de resfriar o animal, para que ele não atinja os 39,2oC de temperatura máxima. Com isso, a Agrindus tem melhores resultados na reprodução, na produção de leite.

A fazenda também evita a superlotação no free-stall, mantendo o número adequado – nem menor, para poder explorar o módulo adequadamente, e nem maior, para não perder performance dos animais e aumentar a taxa de descarte. 

O número de animais deitados ou comendo é uma amostra clara de um sistema confortável. Outro indicador interessante é a taxa de conversão alimentar, uma vez que , quando o animal sofre, o primeiro sintoma visível é a redução da conversão alimentar.

Nos outros lotes, com menor necessidade de instalação, também são tomadas medidas para garantir o conforto dos animais. Por exemplo, para as novilhas, há a pista de alimentação com sombra de árvore, assim como o free-stall para vacas secas e para o pré-parto. A Agrindus está investindo em compost barn para o período seco e para a primeira semana após o parto.

Ordenha

A Agrindus considera muito importante realizar uma boa performance na ordenhal.  tem uma sala de ordenha duplo 30, com 60 postos por vez, capaz de ordenhar aproximadamente 280 vacas por hora! Assim, lotes de 130 a 150 animais esperam no máximo 20 minutos para realizar a ordenha. A vaca espera muito pouco tempo na sala de espera, momento desafiador para o animal em termos de controle de temperatura.

Quer conhecer a rotina da Agrindus e suas estratégias de intensificação? Assista o curso online "Fazenda Agrindus: foco estratégico na verticalização e intensificação da produção por hectare" em que você pode conhecer por completo a rotina e estratégias de manejo dessa grande produtora.

Para ter acesso completo ao curso e saber como evitar os inúmeros problemas causados por essa doença no rebanho, basta assinar o EducaPoint. Com planos acessíveis de assinatura, os assinantes têm acesso a um portfólio completo de treinamentos que visam aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais que se dedicam a pecuária, auxiliando nos desafios diários.

Conheça os planos aqui

 

Mais informações

contato@educapoint.com.br

Telefone: (19) 3432-2199

Whatsapp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP