Análise da rentabilidade da atividade leiteira: por que fazer?

Postado em: 07/02/2022 | 2 min de leitura Escrito por:
A pecuária leiteira é uma atividade de extrema relevância no país, sendo essencial para a produção de alimentos, além de geração de emprego e renda. As mudanças recentes na cadeia produtiva do leite têm levado a uma tendência de profissionalização da atividade, contribuído para que os produtores de leite reflitam sobre a necessidade de administrarem bem a atividade e, assumindo, assim, posição de empresários, independente do tamanho das propriedades, tornando-as mais eficientes e garantindo a sustentabilidade das propriedades rurais. 
 
Diante das muitas dificuldades financeiras encontradas pelos produtores rurais, a apuração dos custos e receitas se torna uma ferramenta importante para o controle e o planejamento da atividade, gerando informações necessárias para a tomada de decisões, para um melhor gerenciamento das receitas e despesas e de seus custos. O produtor de leite deve entender que tanto o preço que recebe pelo litro de leite, quanto o preço dos insumos são influenciados pelo mercado internacional. Isso exige que ele tenha conhecimentos de como estabelecer os custos de sua atividade, tendo como objetivo principal a obtenção de lucro. 
 
O item primordial para a obtenção de lucro é o estudo do custo de produção e as formas de reduzi-lo. Normalmente as propriedades rurais não realizam nenhum tipo de controle de custos, apresentando uma dificuldade na hora de calcular os custos de produção devido à complexidade da atividade leiteira. O conhecimento dos custos e a sua redução de despesas é fundamental para a melhoria dos resultados. 
 
Os dados obtidos da apuração dos custos de produção têm sido utilizados para diferentes finalidades, tais como: estudo da rentabilidade da atividade leiteira; redução dos custos controláveis; planejamento e controle das operações da propriedade; identificação e determinação da rentabilidade do produto; identificação do ponto de equilíbrio; e instrumento de apoio ao produtor no processo de tomada de decisões seguras e corretas. O ponto de equilíbrio é um indicador que informa ao empresário o necessário que a propriedade rural precisa vender para cobrir os custos de produção e as despesas de uma empresa.
 
Pensando nisso e considerando a relevância do tema, o EducaPoint acaba de lançar o curso Análise de rentabilidade na atividade leiteira: como realizar. Nesse curso, o professor Marcos Aurélio aborda o tema de uma forma rápida e direta, mostrando como fazer a análise da rentabilidade de uma fazenda de leite. 
 
Confira abaixo um trecho do curso:
 


O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fonte:
 
ANÁLISE DA RENTABILIDADE DE PROPRIEDADES LEITEIRAS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE PASSA VINTE (MG): UM ESTUDO MULTICASOS, por Agnaldo Vieira Sá Filho, Marcos Aurélio Lopes e Milton Ghedini Cardoso. https://professormarcosaurelio.com.br/wp-content/uploads/2019/07/7-3-165-Analise-da-rentabilidade-de-propriedades-leiteiras-de-Passa-Vinte.pdf
 

 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP