Análise da rentabilidade da atividade leiteira: por que fazer?

Postado em: 07/02/2022 - 2 min de leitura

Análise da rentabilidade da atividade leiteira: por que fazer?
A pecuária leiteira é uma atividade de extrema relevância no país, sendo essencial para a produção de alimentos, além de geração de emprego e renda. As mudanças recentes na cadeia produtiva do leite têm levado a uma tendência de profissionalização da atividade, contribuído para que os produtores de leite reflitam sobre a necessidade de administrarem bem a atividade e, assumindo, assim, posição de empresários, independente do tamanho das propriedades, tornando-as mais eficientes e garantindo a sustentabilidade das propriedades rurais. 
 
Diante das muitas dificuldades financeiras encontradas pelos produtores rurais, a apuração dos custos e receitas se torna uma ferramenta importante para o controle e o planejamento da atividade, gerando informações necessárias para a tomada de decisões, para um melhor gerenciamento das receitas e despesas e de seus custos. O produtor de leite deve entender que tanto o preço que recebe pelo litro de leite, quanto o preço dos insumos são influenciados pelo mercado internacional. Isso exige que ele tenha conhecimentos de como estabelecer os custos de sua atividade, tendo como objetivo principal a obtenção de lucro. 
 
O item primordial para a obtenção de lucro é o estudo do custo de produção e as formas de reduzi-lo. Normalmente as propriedades rurais não realizam nenhum tipo de controle de custos, apresentando uma dificuldade na hora de calcular os custos de produção devido à complexidade da atividade leiteira. O conhecimento dos custos e a sua redução de despesas é fundamental para a melhoria dos resultados. 
 
Os dados obtidos da apuração dos custos de produção têm sido utilizados para diferentes finalidades, tais como: estudo da rentabilidade da atividade leiteira; redução dos custos controláveis; planejamento e controle das operações da propriedade; identificação e determinação da rentabilidade do produto; identificação do ponto de equilíbrio; e instrumento de apoio ao produtor no processo de tomada de decisões seguras e corretas. O ponto de equilíbrio é um indicador que informa ao empresário o necessário que a propriedade rural precisa vender para cobrir os custos de produção e as despesas de uma empresa.
 
Pensando nisso e considerando a relevância do tema, o EducaPoint acaba de lançar o curso Análise de rentabilidade na atividade leiteira: como realizar. Nesse curso, o professor Marcos Aurélio aborda o tema de uma forma rápida e direta, mostrando como fazer a análise da rentabilidade de uma fazenda de leite. 
 
Confira abaixo um trecho do curso:
 


O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fonte:
 
ANÁLISE DA RENTABILIDADE DE PROPRIEDADES LEITEIRAS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE PASSA VINTE (MG): UM ESTUDO MULTICASOS, por Agnaldo Vieira Sá Filho, Marcos Aurélio Lopes e Milton Ghedini Cardoso. https://professormarcosaurelio.com.br/wp-content/uploads/2019/07/7-3-165-Analise-da-rentabilidade-de-propriedades-leiteiras-de-Passa-Vinte.pdf
 

 

No Direto ao Ponto, o professor Marcos Aurélio irá abordar o tema, mostrando como fazer a análise da rentabilidade de uma fazenda de leite. Além disso, vai explicar quais são os conceitos usados, te deixando por dentro do assunto.

Você sabia que pode com um único valor mensal ter acesso ilimitado a esses e centenas de cursos online?

O EducaPoint é uma plataforma preparada para trazer a melhor estrutura em cursos online para ajudar você no seu agronegócio.

Quer ter acesso a todos os cursos da plataforma?