Usou antibiótico nas vacas? Descarte o leite!

Postado em: 18/04/2022 | 3 min de leitura Escrito por:
O leite é produzido na glândula mamária da vaca a partir de elementos que passam do sangue para as células especializadas da glândula. Durante este processo, podem passar também medicamentos veterinários que foram administrados às vacas para controle de alguma doença. Dessa forma, sempre que administrar um medicamento à vaca leiteira, deve-se atentar para a possibilidade de aparecimento de resíduos no leite.
 
Um dos medicamentos mais utilizados e que geram preocupação com relação a resíduos é o antibiótico. As principais razões de preocupação com os resíduos de antibiótico no leite estão relacionadas à industrialização do produto e às consequências para a saúde humana. 
 
No caso da industrialização, pode ocorrer a inibição de culturas lácteas sensíveis utilizadas na fabricação de queijos, iogurtes ou outros produtos fermentados, alterando sua qualidade. Além disso, pode ocorrer odores desagradáveis na manteiga e no creme de leite. No caso da saúde humana, podem ocorrer reações alérgicas ou tóxicas nos indivíduos que ingerem leite contaminado com resíduos de antibióticos, além de poder haver aumento da resistência a antibióticos que são usados também na medicina humana.
 
Como evitar a presença de resíduos de antibióticos no leite?
 
Não existe uma regra única para determinar o período de tempo em que o antibiótico estará sendo eliminado pelo leite, chamado de período de carência, mas de forma geral este período se estende de 24 a 96 horas, variando de acordo com o produto usado e com a via de administração (intramamária, intramuscular ou intravenosa). Durante o período de carência, todo o leite da vaca tratada precisa ser descartado, ou seja, retirado do consumo.
 
Geralmente produtos para vacas em lactação apresentam menor período de descarte que os produtos para vaca secas que são desenvolvidos para permanecerem por algumas semanas no úbere.
 
Uma vez feito o tratamento na vaca, deve-se respeitar rigorosamente o período de carência (período de tempo de descarte do leite: entre o início do tratamento e o momento que o leite não apresenta mais resíduos de antibióticos) que deve vir estabelecido na bula. Desta maneira, esta informação é imprescindível quando é usado um antibiótico na vaca, não sendo recomendado o uso de produtos que não apresentem este dado.
 
É importante lembrar que o veterinário responsável pelo rebanho tem responsabilidade muito grande na ocorrência de resíduos no leite, principalmente através do respeito ao período de carência. 
  • Tem interesse por este assunto? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Produção higiênica do leite. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. 
 
Confira abaixo algumas dicas de manejo para evitar a presença de resíduos de antibiótico no leite:
 
  • Leia atentamente a bula do antibiótico selecionado e siga as recomendações à risca;
  • Use somente medicamentos recomendados para uso em animais. Nunca use medicamentos de uso humano sem indicação do veterinário, porque não há estudos sobre o período de descarte para esses medicamentos.
  • Armazene os medicamentos de forma adequada, de preferência separando aqueles de animais lactantes e dos não-lactantes. Leia na bula se é preciso manter o medicamento sob refrigeração;
  • Não administre medicamentos recomendados para o início do período seco em vacas em lactação, pois estes são mais concentrados. Somente administre medicamentos em vacas em lactação se forem indicados para isso;
  • Administre os medicamentos adequadamente, seguindo a indicação da bula. Cuidado especial deve ser dado aos medicamentos intramamários, especialmente na higiene no momento da administração;
  • Identifique as vacas tratadas para que todos os funcionários da fazenda saibam quais são elas. Além disso, mantenha registros de todos os tratamentos realizados na fazenda e oriente os funcionários sobre como proceder nos tratamentos;
  • Ordenhe todas as vacas tratadas por último para evitar a contaminação do leite total do tanque.
  • Descarte o leite de todos os quartos das vacas tratadas. Antibióticos aplicados em um quarto mamário são absorvidos pela corrente sanguínea e eliminados nos outros quartos mamários em níveis detectáveis pelos testes;
  • Não combine antibióticos diferentes, a não ser que isso tenha sido recomendado pelo veterinário responsável. Isso porque alguns antibióticos podem afetar o efeito de outros, reduzindo sua efetividade. Não se esqueça de que quando se fazem combinações, se recomendadas pelo veterinário, o período de descarte do leite fica alterado;
  • Implante um programa de controle de mastite baseado em medidas preventivas, buscando reduzir a ocorrência de mastite no rebanho e desta forma, reduzir o uso de tratamentos para mastite.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fonte:
 
Resídios de antibióticos no leite - Comunicado Técnico 44 da Embrapa. https://docs.ufpr.br/~freitasjaf/artigos/antibioticoleite.pdf

Como evitar a presença de resíduos de antibióticos no leite? (https://www.milkpoint.com.br/colunas/marco-veiga-dos-santos/como-evitar-a-presenca-de-residuos-de-antibioticos-no-leite-16166n.aspx)
 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP