BLOG

Postado em: 30/09/2019

Bem-estar animal: Fazenda Boa Fé garante bons resultados com vacas felizes

A Fazenda Boa Fé, em Conquista, MG, produz cerca de 10.500 litros de leite por dia, com 380 vacas em lactação. A propriedade, que sempre foi uma referência na produção intensiva de leite e agora também se destaca em um novo projeto: a integração lavoura-pecuária-floresta.

Nesse contexto, a Fazenda Boa Fé está cada vez mais comprometida com o bem-estar animal. O objetivo da fazenda é produzir obtendo resultado econômico, mas sempre proporcionando o máximo de bem-estar, não apenas para os animais, mas também, para as pessoas e para o ambiente.

Vacas felizes

A Fazenda Boa Fé quer que os animais produzam com qualidade, mas sentindo-se bem, ou seja, quer ter vacas felizes.

Confira abaixo algumas ações práticas tomadas pela fazenda para alcançar esse objetivo:

1) Conscientização e treinamento da equipe

A equipe precisa estar ciente de que os animais devem ser tratados com carinho e dedicação, sem brutalidade, gritos ou pancadas, ou seja, o manejo precisa ser muito tranquilo.

Dessa forma, é muito importante que todos os colaboradores tenham consciência, em primeiro lugar do que deve ser feito, para que fique muito claro quais são as condutas terminantemente proibidas dentro da fazenda (qualquer tipo de tratamento violento).

2) Cuidados especiais após o nascimento da bezerra

O momento de nascimento e separação da mãe é um momento delicado para as bezerras. Assim, o manejo tranquilo e o trato correto dos animais nesse momento são muito importantes para que a bezerra possa se desenvolver adequadamente. 






3) Mochação com anestesia e analgesia

A mochação na Fazenda Boa Fé é feita a ferro quente, mas sempre com o uso de anestésico e analgésico, para que os animais não sintam dor.

4) Uso de agulhas descartáveis

Todos os medicamentos e vacinas aplicados nos animais são feitos com seringas com agulhas descartáveis, além de todos os procedimentos de limpeza e higienização do local de aplicação para evitar qualquer tipo de inflamação ou infecção local.

5) Manutenção do ambiente sempre limpo e sem moscas

O ambiente da Fazenda Boa Fé está sempre limpo, com especial atenção à questão do lixo, para evitar doenças nos animais e a proliferação de moscas.

6) Projeto zero ocitocina

A fazenda considera que a sala de ordenha deve ser um local prazeroso para os animais, onde não devem receber injeções e agulhadas. Por isso, a Fazenda Boa Fé não faz aplicações de ocitocina na sala de ordenha.

7) Lotes bem apartados e sem competição

A Fazenda Boa Fé cuida constantemente da questão da competição entre os animais, fazendo uma boa apartação dos lotes, evitando que animais dominantes impeçam outros animais de se alimentar ou se hidratar corretamente.

8) Manejo muito tranquilo

A fazenda utiliza um manejo muito tranquilo, sempre feito através de palmas ou, no máximo, com a utilização de bandeiras brancas para sinalização.

9) Sombreamento

A fazenda proporciona sombra aos animais.




10) Cuidado com o acesso aos alimentos e à água

Seja no pasto, seja no cocho, que deve ser bem dimensionado, a fazenda cuida para que haja livre acesso dos animais. Isso é especialmente importante para o acesso à água, com espaço e vazão adequados para correta hidratação dos animais.

11) Fornecimento de alimentação com fibras longas

A fazenda atenta-se à questão das fibras, do bom funcionamento do rúmen dos animais, bem como de seu conforto digestivo.

12) Manejo de dejetos

A fazenda cuida para limpar sempre os dejetos, mantendo o local onde ficam os animais limpos, sem barro.

Animais felizes deixam as pessoas felizes e geram melhores resultados para a fazenda!

Sob a gestão do engenheiro agrônomo, Jônadan Ma, a fazenda faz parte do Grupo Araunah, empresa familiar fundada pelo Sr. Ma Shou Tao (in memoriam). 
 
Se quiser conhecer mais sobre essa fazenda referência, confira o conteúdo completo do curso Fazenda Boa Fé: integração dos negócios e cuidado socioambiental são as diretrizes do grupo.

O curso traz todos os setores produtivos da fazenda Boa Fé, desde o manejo das vacas em produção (em compost barn e free stall), passando pela criação de bezerras e novilhas, manejo reprodutivo (100% TETF), programas sanitários, condicionamento de novilhas pré-parto, até um detalhamento sobre a gestão financeira e econômica do sistema, com riqueza de detalhes quanto a índices produtivos, custos de produção e metas futuras.

Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura que dá acesso a todos os cursos da plataforma. Hoje já são cerca de 160 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!
 
Mais informações:
 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Ficou com dúvidas, gostaria de sugerir de sugerir um tema ou saber mais sobre o educapoint? envie uma mensagem para nós:

ASSINE TODOS OS CURSOS OU COMPRE UM CURSO DE SUA PREFERÊNCIA
Rede Agripoint

Copyright © 2019 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 08.885.666/0001-86

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: