Bem-estar na criação de bezerras: a importância do aleitamento correto

Postado em: 18/04/2018 | 3 min de leitura Escrito por:
A criação de bezerras é uma etapa fundamental para os sistemas de produção leiteira. Uma bezerra saudável, confortável e em ótimas condições de bem-estar nos seus primeiros meses de vida, certamente será uma vaca mais dócil, de fácil manejo e com resultados produtivos superiores. Além disso, as boas práticas melhoram a qualidade de vida e trabalho de todas as pessoas envolvidas no manejo dos animais. Afinal, a bezerra de hoje será a vaca de amanhã!

Dentre os diversos pontos a serem considerados na criação de bezerras, como os primeiros cuidados, as instalações, a minimização do estresse, um destaque deve ser dado ao aleitamento.

Quais são os cuidados que devem ser tomados para garantir o bem-estar das bezerras na fase de aleitamento?

Baldes com bico

Visando melhorar o bem-estar das bezerras, recomenda-se o uso de baldes com bico. Várias pesquisas têm mostrado que essa é a forma mais eficiente para o fechamento da goteira esofágica, além de preservar o comportamento natural das bezerras e proporcionar melhor digestibilidade do leite.



Pontos importantes a se considerar no uso de baldes com bico:

- Altura
A altura ideal do balde com bico é próxima à altura natural do úbere da vaca (por volta de 45 cm do chão), para que a bezerra posicione sua cabeça o mais próximo possível do natural no momento da mamada. Desta forma, a anatomia da goteira esofágica é respeitada, e isso contribui muito para o seu próprio fechamento.

Essa técnica também propicia bastante formação de saliva. Isso é muito importante, porque a maior formação de saliva leva à formação de enzimas, que preparam o leite que chega ao trato gastrointestinal. Com isso, a digestibilidade é muito maior.

- Bico
Além da higienização dos baldes, um ponto essencial é o bico. O desejado é que este bico seja o mais parecido possível ao teto da vaca. Da mesma maneira, o furo ideal seria o de um tamanho próximo ao do teto da vaca, proporcionando um jato semelhante.

Tudo isso tem uma influência direta no tempo de mamada da bezerra. A bezerra que passa mais tempo mamando sacia esse seu comportamento de sugar e isso evita que sugue em outras bezerras, o que é chamado de mamada cruzada. Isso pode gerar contágio de doenças de um animal para outro. Além disso, caso esse estímulo de sucção seja feito em um umbigo ainda não curado, pode prejudicar essa cura.

Há também bezerras que sugam nos tetos umas das outras e isso pode comprometer a formação de seu teto futuramente, no momento em que esse animal parir.

Confira abaixo um exemplo de balde bastante utilizado por produtores:



Deve-se ter em mente que quando a bezerra começa a mamar nesse bico, tem mais dificuldade, mas isso é muito importante, pois a mamada pausada e a salivação ajudam na digestibilidade do leite.

Quando se observa que o furo está grande, ou seja, a bezerra já não faz tanta força para tomar, o bico tem que ser trocado, para que a necessidade de sugar das bezerras seja saciada.

O recomendado é que esse tempo de mamada seja superior a 6 minutos. Observa-se que a mamada foi satisfatória quando a bezerra fica mais tranquila, não fica buscando por leite, mostrando que está realmente saciada. É muito importante avaliar o comportamento dos animais depois do aleitamento para ver se a mamada está sendo, de fato, satisfatória.

Essas informações fazem parte de uma aula do curso on-line Bem-estar de bezerros leiteiros: boas práticas com resultados no presente e futuro, onde a zootecnista, Lívia Magalhães, especialista em bem-estar animal, aborda as boas práticas na criação de bezerros, com foco no bem-estar animal.

Confira abaixo a aula:


Esse curso foi gravado em uma fazenda leiteira que adota as boas práticas de manejo, obtendo resultados muito satisfatórios, e várias demonstrações práticas são apresentadas ao longo dos vídeos.

Assista ao curso completo e confira várias dicas práticas, abordando estratégias de manejo desde o nascimento até a desmama.
 

Mais informações:
contato@educapoint.com.br 
Telefone: (19) 3432-2199 
Whatsapp (19) 99817- 4082

Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP