É bezerra ou é novilha? Adequações do novo NRC

Postado em: 25/01/2022 | 1 min de leitura Escrito por:
Recentemente tivemos a publicação do novo NRC – formalmente chamado de NASEM 2021 – onde foram atualizadas as definições e recomendações para formulação de dieta do gado leiteiro a partir dos últimos 20 anos de pesquisa.

Dentre as diversas novidades, a nova publicação permitiu melhoria na acurácia na hora de predizer o consumo de alimentos por animais jovens. Mas o que são animais jovens? Bezerras? Novilhas? Existe diferença no metabolismo desses animais? A nova publicação também trouxe essa resposta.

Já em 2001, o NRC já considerava algumas alterações que ocorriam no metabolismo e na fisiologia dos animais. Portanto, as exigências eram baseadas em sua fase fisiológica e suas transições de animal pré-ruminante para ruminante funcional. Dessa forma, elas foram definidas baseadas nas seguintes fases de desenvolvimento:

• Quando animal consome apenas dieta líquida (início do aleitamento)
• Quando animal consome dieta líquida e dieta sólida
• Quando animal consome apenas dieta sólida (após desaleitamento)

As exigências e recomendações de nutrientes são baseadas em medidas de energia que consideram perdas de energia nos processos de digestão, absorção e metabolização dos animais em suas respectivas fases.

A nova publicação esclareceu melhor o que pode ser considerado bezerra. De acordo com o novo modelo, podemos chamar de bezerras animais com até 18% do seu peso adulto. Assim, para animais com peso adulto de 700 kg, podemos chamar o animal de bezerro até os seus 125 kg de peso corporal. Esse ponto é importante pois, a partir deste determinado peso, as exigências utilizadas para a formulação de dietas devem ser baseadas em novilhas e não mais em bezerras.

Essa foi somente uma alteração das inúmeras novidades que a nova publicação do NRC 2021 trouxe. Sabendo da importância de trazer essas informações para que você se torne um profissional de excelência, o EducaPoint lançou em 18 de janeiro um curso específico sobre o NRC 2021, abordando dietas para vacas leiteiras, período de transição e animais jovens.

Entender do assunto com profissionais faz toda a diferença. Saiba quem estará no curso:

• Profa. Polyana Rotta, UFV;
• Profa. Carla Bittar, Esalq/USP;
• Prof. Rodrigo de Almeida, UFPR.

Não perca tempo, inscreva-se agora e se aprofunde nessa e em todas as outras mudanças que o NRC 2021 trouxe para a produção de leite.

Quer mais informações? Acesse Imersão NRC 2021!

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP