Bezerreiro tropical: conheça os cuidados de manejo para garantir suas vantagens

Postado em: 21/03/2018 - 2 min de leitura

Bezerreiro tropical: conheça os cuidados de manejo para garantir suas vantagens

O bezerreiro tropical é utilizado por muitas fazendas leiteiras para alojamento dos animais em sua fase inicial de vida, do nascimento ao desmame.

Neste tipo de instalação, os animais ficam presos por um fio, que tem por volta de 10 metros, e mesmo em um sistema individualizado, permite maior oportunidade dos bezerros se exercitarem e terem melhor movimentação. A proteção solar normalmente é feita por sombrite, em um dos lados da contenção por fio.

O contato visual também é importante para os bezerros. Nesse tipo de instalação, por mais que seja individualizado, é possível ter essas oportunidades de o bezerro expressar seu comportamento. É comum ver, após o aleitamento, o bezerro correndo de uma ponta a outra, o que é muito bom, devido ao exercício. Além disso, essa oportunidade de expressar seu comportamento faz com que ele tenha um melhor desenvolvimento motor e cognitivo.

Pontos de interesse dessa instalação:

- Ração deve estar de um lado, e o bebedouro ou balde onde é feito o aleitamento deve estar do lado oposto. Isso é importante para que o bezerro tenha, justamente, essa movimentação. Quando há os pontos de água e comida do mesmo lado, os animais acabam ficando em apenas um lado da instalação, o que não é recomendado.

- Os bezerros entram no primeiro ou segundo dia de vida e permanecem até o desmame. Diferente da casinha individual, em que é possível movimentá-la e melhorar essa área, tendo assim um ambiente menos contaminado, no sombrite isso não é possível. Então, é importante que a cobertura vegetal do local sempre esteja baixa, que seja sempre feito o manejo de dejetos, principalmente em casos em que há animais doentes.

Se há bezerros com diarreia, é importante fazer a remoção das fezes e colocar cal virgem, pois ajuda a esterilizar o ambiente.

- Quando desmamar um bezerro e em seguida colocar um outro, recém-nascido, é necessário esperar pelo menos alguns dias – 5 dias de vazio sanitário. Se não for possível esperar todos esses dias, deve-se fazer a limpeza do local, colocar a cal virgem e esperar o máximo de tempo possível para colocar o outro bezerro.

Um bezerro mais velho já tem certa resistência ao ambiente quando comparado com um bezerrinho novo, que ainda está com sua imunidade em formação.

- A interação humano-animal é muito importante. No momento do aleitamento, é importante haver estimulação tátil da bezerra, o que modula o comportamento animal e melhora sua resposta quando for novilha, facilitando o manejo na ordenha, principalmente nas raças mais zebuínas.

 Assista abaixo a aula sobre alojamento em bezerreiro tropical:
 

Essas informações fazem parte do curso “Bem-estar de bezerros leiteiros: boas práticas com resultados no presente e no futuro”, da instrutora Drª Lívia Magalhães, especialista em bem-estar animal, que foi gravado em uma fazenda leiteira que adota as boas práticas de manejo, obtendo resultados muito satisfatórios, e várias demonstrações práticas são apresentadas ao longo dos vídeos.

Assista ao curso completo e confira várias dicas práticas, abordando estratégias de manejo desde o nascimento até a desmama.

Para ter acesso a este e a TODOS os cursos do portfólio (mais de 150), basta assinar a plataforma EducaPoint! Clique aqui e confira os planos.

 

Mais informações

contato@educapoint.com.br

Telefone: (19) 3432-2199

Whatsapp (19) 99817- 4082

Conheça a maior plataforma do agronegócio, acesse nossos cursos gratuitos!