Caixa de peneiras (PennState) : avalie a dieta do seu rebanho!

Postado em: 31/01/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
Sabemos que uma nutrição adequada, proveniente de uma boa dieta, é fundamental para o desempenho produtivo das vacas leiteiras. Porém, apenas a formulação não garante que o fornecimento da dieta total ocorra de forma homogênea, ou seja, que a dieta que chega à boca da vaca seja a mais fiel possível à dieta formulada.

Avaliar a TMR por meio de um teste bromatológico em laboratório tem sua importância, mas é preciso ter muito critério na amostragem do material. Para se ter uma análise cuidadosa do que está ocorrendo com a alimentação na fazenda, o ideal seria coletar várias amostras, de vários tratos e em diferentes momentos, para então se calcular uma média. Na prática, isso não costuma ocorrer, fazendo com que a dieta formulada dificilmente seja igual à amostrada no cocho.

Levando-se em consideração que a maior preocupação em relação a uma dieta é a forma como ela será estruturada no cocho (e posteriormente ingerida pelos bovinos), uma forma eficiente de se analisar a conformidade de uma dieta total é fazer a avaliação do tamanho de partículas de forragens utilizando a caixa de peneiras (Penn Box).

Através deste teste, desenvolvido na PennState, é possível dizer se o tamanho das partículas da TMR está adequado para a alimentação do rebanho. Ao comparar a porcentagem ideal de retenção das partículas em cada caixa, o método permite averiguar se a passagem do alimento está ocorrendo muito rapidamente pelo trato digestivo dos bovinos, o que causa a diminuição do aproveitamento dos nutrientes, que não ficam tempo suficiente no rúmen.

Confira como é feito o processo em um TRECHO da videoaula bônus, ministrada pelo Especialista em Produção de Ruminantes, João Paulo V. Alves dos Santos e pelo MSc. em Ciência Animal e Pastagens, Paulo Farano Stacchini. A aula extra faz parte do curso online completo: “TMR NA ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS”. Para mais informações sobre o curso e como acessá-lo por completo, clique aqui » educapoint.com.br/curso/tmr-vacas-leiteiras.



Gostaria de assistir à essa aula completa e às outras aulas deste curso? Basta ser um assinante do EducaPoint. Assinantes podem ver este e TODOS OS OUTROS CURSOS aqui do site! Clique em » ver planos de assinatura.

Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP