Calendário sanitário para bovinos de leite: qual a importância para a sua propriedade?

Postado em: 28/03/2022 | 2 min de leitura Escrito por:
A pecuária brasileira vem se profissionalizando cada vez mais e o cenário de muitas incertezas gerado tanto pela pandemia de COVID-19, quanto pela guerra entre Rússia e Ucrânia traz uma urgência ainda maior, pois quanto mais profissional o negócio, maiores os lucros e maior a garantia de produção de alimentos de boa qualidade para suprir a demanda da população.

Manter a sanidade do rebanho é essencial para prevenir doenças e reduzir os prejuízos econômicos, podendo levar a um aumento significativo na produção. Por isso, recomenda-se que o produtor tenha um calendário sanitário, ou seja, tenha um cronograma de atividades de manejo sanitário do rebanho que se distribui ao longo dos meses do ano e que deve ser cumprido.
 
Uma outra grande vantagem de se ter um calendário sanitário é reduzir os manejos no curral. Ao se planejar as atividades, evita-se ter que colocar os animais mais de uma vez por mês no curral para realizar práticas de manejo, como vacinação e vermifugação. 
 
Além dos benefícios no aumento da produtividade, o pecuarista também consegue realizar uma previsão bastante precisa do que vai gastar durante o ano com sanidade animal.
 
Vale destacar que a implantação do calendário sanitário deve vir associada ao treinamento dos funcionários, para que as práticas sejam feitas de forma correta.
 
Vacinas e parasitas
 
A implantação do calendário de vacinação é o primeiro passo para o manejo sanitário. Além disso, o produtor precisa fazer o controle estratégico de parasitas dentro da propriedade.

Os parasitas incluem os ectoparasitas, como carrapatos, que podem causar a tristeza parasitária bovina, e os endoparasitas, como  as verminoses, que afetam principalmente os animais mais jovens.

=> Quer aprender mais sobre esse tema? Acesse o conteúdo completo do curso Sanidade e monitoramento de vacas em transição. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
Como planejar um calendário sanitário para bovinos 
 
O ideal é que o planejamento seja feito de forma anual. Dessa forma, entre novembro e dezembro o produtor deve já ter um cronograma para saber quais vacinas precisa comprar. Lembre-se que para a vacina da febre aftosa, cada estado possui um calendário específico, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 
 
O calendário deve estar acessível aos funcionários e deve sempre ser consultado, com os itens já realizados sendo marcados como feitos para que seja cumprido corretamente.
 
Monte seu calendário de acordo com as demandas da sua fazenda. Confira abaixo dois exemplos de calendário sanitário:

 
Fonte: Exagro

 
Fonte: Milk Plan, no site https://www.cpt.com.br.

Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fontes:

https://pt.slideshare.net/Genevere/calendario-atividadesleite?from_action=save

Calendário sanitário para bovinos: como planejar (https://dicas.boisaude.com.br/calendario-sanitario-para-bovinos/)

http://diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=20564&secao=Sanidade%20Animal

Vacinação do rebanho leiteiro: como implantar o calendário? (https://www.cpt.com.br/dicas-cursos-cpt/vacinacao-do-rebanho-leiteiro-como-implantar-o-calendario)
 
 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP