Carla Bittar: cuidar das bezerras é garantir alta produtividade no futuro

Postado em: 19/05/2017 - 3 min de leitura

O EducaPoint está revolucionando o ensino no universo agro trazendo ao alcance de centenas de técnicos e produtores rurais, cursos com os maiores especialistas do setor.

A professora Carla Bittar do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, já participa dos cursos da AgriPoint desde quando foi lançada a primeira versão da plataforma de cursos online e, agora no EducaPoint é instrutora do curso “Aspectos práticos da criação de bezerras leiteiras”, gravado inteiramente a campo.
 

A criação de bezerras é tida como um dos grandes gargalos de fazendo leiteiras. Carla conta que desde a época em que se formou como engenheira agrônoma na Esalq/USP, percebeu a negligência de muitos produtores com animais jovens e o quanto isso afeta a eficiência do sistema de produção. Ela ainda comenta que “as altas taxas de mortalidade associadas ao baixo desempenho acabam aumentando a idade a puberdade e consequentemente ao primeiro parto, trazendo grande ineficiência ao sistema”.
 
Carla Bittar tem dedicado sua atuação como pesquisadora e professora a encontrar e difundir formas acessíveis e eficazes para que produtores obtenham bezerras e novilhas mais saudáveis e produtivas. Confira abaixo um pouco mais sobre o seu trabalho e as atividades que tem realizado:

Que atividades está desenvolvendo atualmente?
Carla: Continuo envolvida com aulas da graduação no curso de engenharia agronômica, nas áreas de nutrição e manejo de bovinos leiteiros, além de aulas na pós-graduação como, “Nutrição de ruminantes” e, “Bioquímica e metabolismo animal”. Tenho envolvimento com cursos e treinamentos para cooperativas e técnicos de empresa privada, além de ministrar palestras em eventos da área.

Além disso, desenvolvo pesquisa com bezerros em aleitamento com um grande grupo de alunos de pós-graduação e graduação. Terminamos um projeto avaliando colostragem com colostro materno e suplementação, além de determinar o melhor horário para avaliar a transferência de imunidade passiva e a importância do colostro para a produção de calor do recém-nascido.

Agora vamos iniciar uma série de trabalhos com nutrição/manejo alimentar da recém-nascida e seus efeitos na colonização microbiana e efeitos no desempenho durante o aleitamento. Já estudamos o fornecimento de leite acidificado e no momento estamos estudando o efeito da suplementação da própolis vermelha como alternativa aos antibióticos

Quais suas principais contribuições para o setor pecuário nos últimos anos?
Carla: Acredito que o trabalho que vem sendo conduzido com a minha equipe de alunos de graduação e pós-graduação na ESALQ tem auxiliado o produtor a melhorar seus índices produtivos.

Vemos que muitos dos problemas ocorrem já nos primeiros dias, com colostragem inadequada, e por isso temos trabalhado bastante nesta fase. Também, os programas de aleitamento (volume e tipo de dieta líquida), além de processos de desaleitamento mal feitos tem também colaborado com baixos índices zootécnicos. Nossos trabalhos de pesquisa e de extensão tem chamado a atenção de produtores para pontos como estes e hoje, não vemos mais a criação de fêmeas de reposição ser tratada como última prioridade.

Como o conteúdo dos cursos pode contribuir para o desenvolvimento da atividade?
Carla: Os cursos são direcionados para técnicos e produtores, com linguagem acessível e foco no aumento da produtividade e bem-estar dos animais de produção. No caso dos cursos com animais em aleitamento, temos focado em aspectos que são gargalos recorrentes nos sistemas de produção como a colostragem, o manejo nutricional nesta fase, principalmente para o desaleitamento adequado, além de manejo de instalações. Os novos cursos a distância do EducaPoint trazem a flexibilidade do acesso em qualquer momento e lugar e com a vantagem de serem módulos curtos e de fácil assimilação, não comprometendo outras atividades diárias do aluno.

Confira o conteúdo completo do curso sobre criação de bezerras com a professora Carla Bittar, clicando no link: “Aspectos práticos da criação eficiente de bezerras leiteiras”.


Sobre o EducaPoint

O EducaPoint é a maior plataforma de ensino online voltada ao agronegócio, com planos de assinatura totalmente acessíveis. Oferece um amplo portfólio de cursos ministrados por profissionais que fazem a diferença no campo, que pode ser adquirido por meio da comrpa de cursos individualmente ou pela assinatura da plataofmra, que dá acesso aos mais de 150 cursos disponibilizados na plataofrma. 

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Você sabia que pode com um único valor mensal ter acesso ilimitado a esses e centenas de cursos online?

O EducaPoint é uma plataforma preparada para trazer a melhor estrutura em cursos online para ajudar você no seu agronegócio.

Invista no futuro do seu negócio com o EducaPoint