Casqueamento no período de secagem reduz chances de úlceras de sola em vacas

Postado em: 18/11/2021 - 2 min de leitura

De acordo com um estudo recente, fazer o casqueamento no período de secagem pode ser benéfico quando se trata das chances de desenvolver úlceras de sola.
 
Os sinais de úlceras de sola incluem claudicação, dor e hematoma na superfície da sola. Também pode ocorrer sangramento associado a hematomas. Úlceras de sola são uma das principais causas de claudicação em vacas leiteiras. Ocorre quando as estruturas de suporte do osso do pé são danificadas e enfraquecidas. Úlceras de sola comumente afetam uma ou ambas as patas posteriores externas. 
 
Um estudo realizado pela Universidade de Aarhus mostra que o casqueamento no período da secagem está associado a uma probabilidade 20% menor de vacas leiteiras desenvolverem úlceras de sola na lactação seguinte.
 
Embora a recomendação geral seja casquear vacas leiteiras perto da secagem, cerca de 8 semanas antes do parto, até o momento não há evidências científicas que apoiam que a aparagem dos cascos deva ser feita neste momento.

Quer aprender mais sobre esse tema? Confira o conteúdo completo do curso Técnicas de casqueamento e tratamento das principais lesões de casco em bovinos. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
O estudo
 
Um estudo foi conduzido pelo pesquisador sênior Peter T. Thomsen, do Departamento de Ciência Animal, Universidade de Aarhus, juntamente com SEGES e Universidade de Copenhague, sobre a associação entre aparar cascos no período da secagem e a ocorrência de úlceras de sola na lactação seguinte. Os pesquisadores recuperaram dados para o estudo do banco de dados de gado dinamarquês de 2013 a 2017. O estudo incluiu 621.228 casqueamentos que ocorreram em rebanhos leiteiros dinamarqueses.
 
De acordo com os resultados, 6,2% das vacas tiveram úlceras de sola nos primeiros 6 meses após o parto. Entre as vacas com casco aparado durante a secagem, 5,5% tinham úlceras de sola em comparação com 6,6% das vacas não aparadas na fase de secagem. Portanto, houve 20% menos chance de úlceras de sola na lactação seguinte para vacas com casco aparado.
 
A análise indicou ainda que vacas com episódios anteriores de úlceras de sola aumentaram as chances de desenvolver úlceras de sola novamente. Além disso, as chances de úlceras de sola foram maiores em vacas mais velhas, por exemplo, úlceras de sola foram encontradas em 3,7% das vacas de segunda paridade em comparação com 10,3% das vacas que pariram 4 vezes ou mais. Dentro de cada paridade, o mesmo efeito positivo de aparar cascos em torno da secagem foi encontrado, com diferenças muito pequenas entre as raças.
 
Deve-se notar que aparar muito próximo ao parto pode estar relacionado a um maior risco de aborto.
 
Em termos de tratamento, as lesões da úlcera de sola precisam ser aparadas com cuidado por um casqueador experiente.
 
Os métodos preventivos incluem garantir que as necessidades nutricionais do animal sejam atendidas, bons níveis de conforto no alojamento também devem ser uma prioridade e sessões regulares de casqueamento devem ser realizadas.
 
* Baseado no artigo Lowering the chances of sole ulcers in cows, de Zana Van Dijk.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 

O Médico Veterinário Péricles R. Lacerda e Silva, Especialista em Podologia Bovina, apresenta neste curso algumas técnicas de casqueamento e tratamento das principais lesões podais que acometem os bovinos, entre elas a laminite, úlcera de sola, dermatite interdigital, doença da linha branca, entre outras. Ao longo dos vídeos, é possível conferir demonstrações práticas de como realizar o tratamento de cada lesão, e qual o prognóstico em cada caso.

Você sabia que pode com um único valor mensal ter acesso ilimitado a esses e centenas de cursos online?

O EducaPoint é uma plataforma preparada para trazer a melhor estrutura em cursos online para ajudar você no seu agronegócio.

Invista no futuro do seu negócio com o EducaPoint