Coleta de amostras de leite: procedimentos corretos para resultados seguros

Postado em: 19/01/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
A coleta de amostra de leite é muito importante em um sistema produtivo, pois além de determinar o preço do leite - em função das bonificações ou penalizações por qualidade -, fornece informações valiosas para a gestão do rebanho.

As fazendas que conseguem maior retorno sobre o capital, ou seja, que são mais lucrativas, possuem programas de gestão da qualidade do leite, sendo que a coleta de amostra individual mensal para CCS e os protocolos para cultura microbiológica são ferramentas necessárias para obter informações e determinar o perfil microbiológico do rebanho.

Além disso, a coleta de amostra do tanque resfriador realizada pelo transportador do laticínio é determinante do preço de toda a produção mensal da fazenda. Desta forma, é fundamental realiza-la corretamente, evitando a ocorrência de fatores que interferem nos resultados das análises, como a falta de agitação do leite no tanque, manuseio incorreto dos frascos coletores, má conservação das amostras até a entrega no laticínio, entre outros.

Não menos importante são os cuidados a serem tomados durante a coleta de amostra individual de cada vaca, tanto para análise de CCS como para cultura microbiológica. Confira agora com o instrutor do EducaPoint, Cassio Roberto Melo Camargos (consultor em qualidade do leite), algumas recomendações sobre essa coleta:


Esta é uma das aulas do curso online “Coleta de amostras de leite: procedimentos corretos para resultados seguros” que acaba de ser adicionado ao amplo portfólio do EducaPoint. Durante as aulas, o especialista Cassio Camargos explica o passo a passo dos procedimentos de coleta, tanto da amostra de leite do tanque, como também da amostra individual para CCS ou cultura microbiológica. Veja o convite do instrutor:


Participe e saiba como garantir que suas amostras representem fielmente a qualidade do leite e sanidade do seu rebanho! Para isso, basta assinar a plataforma! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (cerca de 100 temas).

*Não há fidelidade no serviço, os assinantes podem cancelar a qualquer momento sem burocracias, pelo próprio site.

Conheça os planos aqui! Ou experimente grátis realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/v2/experimente/.

Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento@educapoint.com.br

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP