Como avaliar o bem-estar animal em fazendas leiteiras?

Postado em: 14/11/2017 | 2 min de leitura Escrito por:
O conceito de bem-estar animal, como ciência, já é tratado há várias décadas, sendo muito consolidado na bovinocultura de corte e avicultura e, nos últimos anos, vem ganhando muita importância na pecuária leiteira. O bem-estar animal surgiu, principalmente, pela pressão dos consumidores em saber a origem e qualidade dos produtos adquiridos. Hoje, o tema tem sido amplamente demandado, não só pelo mercado, como também pelos meios produtivos.

Sabe-se que vacas em boas condições de bem-estar produzem mais leite, apresentam melhores índices reprodutivos, têm menos problemas de saúde e, desta forma, ficam mais tempo no rebanho. Por outro lado, animais estressados apresentam menor imunidade, são de difícil manejo, tendem a consumir menos alimentos, sendo que todos esses fatores acabam interferindo na saúde e produtividade e, consequentemente, na sua longevidade dentro do sistema.

Mas como avaliar o bem-estar animal em fazendas leiteiras? 4 critérios principais podem ser analisados, são eles: boa saúde, boa alimentação, boa instalação e bons comportamentos. Ao que se deve atentar em cada um desses aspectos?

*Boa saúde: verificar se a vaca apresenta um bom escore corporal, bons aprumos, se está apresentando algum tipo de corrimento vulvar, ocular ou nasal ou sintoma aparente de doença;

*Boa alimentação: oferecer uma dieta balanceada, realizar leituras de cocho – o ideal é sempre ter alimentos disponíveis -, e a água precisa ser de boa qualidade.

*Boa instalação (bom ambiente): pensar no que pode ser melhorado no ambiente do animal - disponibilidade de sombra natural ou artificial, refrescamento nas pistas de trato, nas salas de ordenha, e higiene das instalações.

*Bons comportamentos: na sala de ordenha, um indicador muito claro apresentado é a ruminação. Quando se percebe que a maioria dos animais estão ruminando, isso indica que as vacas estão confortáveis, e não sofrem estresse durante a relação humano x animal.

Uma dica interessante durante a avaliação é aproveitar as oportunidades que se tem no dia a dia na fazenda, por exemplo: durante o caminho das vacas para a sala de ordenha, é importante observar o escore de locomoção (se as vacas caminham tranquilamente, isso mostra que estão confortáveis com essa situação, além de apresentarem boas condições de aprumos).

Outro pronto para se avaliar é o comportamento do rebanho durante o refrescamento. Se os animais estão tranquilos e apresentam baixa frequência respiratória, isso mostra que as vacas estão bem adaptadas e confortáveis nesse ambiente.

A interação entre o humano e a vaca também é um forte aspecto a ser considerado. Na medida em que a teteira é inserida, pode-se observar o comportamento da vaca. Esse é o momento mais íntimo que o ordenhador tem com os animais, e se as vacas permanecem tranquilas e se mexem pouco, percebe-se que o manejo está acontecendo de maneira adequada.

Outros cuidados e práticas que auxiliam na proporção do bem-estar dos animais são apresentados no curso online “Bem-estar animal: estratégias de manejo que fazem a diferença na fazenda leiteira”, ministrado pela Dra. Lívia Carolina Magalhães Silva (zootecnista, especialista em bem-estar animal) no EducaPoint.

Para ter acesso ao conteúdo completo desse curso e muito outros que oferecem conhecimentos para o desenvolvimento do setor agrário, basta assinar o EducaPoint. Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são cerca de 100 temas).

Conheça os planos de assinatura neste link: https://www.educapoint.com.br/v2/checkout/.



Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP