Como formular a dieta das vacas do jeito correto

Postado em: 11/07/2019 | 4 min de leitura Escrito por:
O custo com a dieta dos animais representa o maior custo de qualquer propriedade leiteira. Assim, compreender como formular dietas do jeito correto é essencial para o sucesso de qualquer fazenda. Quando falamos em dieta, estamos falando do que exatamente?

Entenda o que é dieta

O conceito de dieta é um conceito que precisa ser melhor compreendido. A dieta de uma vaca leiteira é composta por forragens e concentrados, que devem ser misturados em uma proporção ótima para se obter uma mistura de conteúdo nutricional previsível, conciliada a uma boa eficiência econômica. Esta é a filosofia no uso da Dieta Completa (a TMR ou “Total Mixed Ration”) como sistema alimentar e do cálculo dietético.

O termo “dieta” em nutrição é sinônimo de ração: Tudo que um animal consome por dia. Recomendações do tipo, o concentrado para vacas leiteiras deve ter um determinado teor de proteína bruta, independentemente da composição da forrageira disponível, são incorretas. Se este conceito fosse correto, uma vaca consumindo cana com 2% de PB poderia receber o mesmo concentrado que uma vaca consumindo alfafa com 18% de PB. A dieta total deve ser o objeto de cálculo e o concentrado deve suprir as deficiências nutricionais da forragem.

Em nutrição, a dieta ideal é aquela que atende à demanda nutricional do grupo de animais e que usa a combinação de ingredientes (forragens e concentrados) que minimiza o custo por kg de matéria seca (MS). Em um mesmo consumo de MS, a dieta de mínimo custo por kg minimiza o custo diário por vaca. Assumindo que também ocorre constância na produção de leite por animal, a dieta de custo mínimo também minimizará o custo alimentar por litro de leite produzido e maximizará o retorno sobre a despesa alimentar.

O retorno sobre o gasto com alimentos de uma dieta, é calculado subtraindo o custo com alimentação (forragens + concentrados) da renda bruta (produção x preço por litro). Este valor representa o recurso financeiro disponível por vaca para pagamento dos custos não alimentares e para a retirada do lucro do produtor. Como a participação da alimentação no custo de produção de leite é próxima de 50%, este parâmetro pode direcionar a busca de melhor desempenho financeiro da fazenda.

Cuide da saúde do rúmen

Deve-se sempre ter em mente que quando falamos de dietas de vacas, estamos lidando com um animal ruminante, que possui uma câmara de fermentação pré-gástrica - todo alimento consumido será previamente fermentado antes de ser digerido propriamente. Assim, quando se fala de nutrição de gado de leite, deve-se sempre pensar na saúde do rúmen. Por isso, em toda modelagem de nutrição de gado leiteiro a função ruminal tem que ser levada em consideração.

Além disso, não se pode esquecer que a nutrição de gado de leite não busca apenas fazer leite, embora esse seja o produto maior. A nutrição visa englobar todas as funções da vaca, como saúde, reprodução, melhora no sistema imunológico. Os produtores buscam vacas longevas, com boa função reprodutiva e com baixo índice de doenças e a nutrição interfere em tudo isso.

Reduza os custos com concentrados

Devido à importância dos alimentos concentrados no custo de produzir leite, em qualquer sistema de produção, a formulação de dietas deve focar justamente nesse ponto. Deve-se buscar minimizar o gasto com alimentos concentrados por litro de leite produzido. Deve ficar claro que isso não é a mesma coisa que minimizar o custo de concentrado vaca por dia, pois isso significaria apenas reduzir a quantidade de concentrado. A ideia é reduzir o custo por litro de leite produzido.

Cuide da qualidade da forrageira

Outro ponto que está nas mãos do produtor e que devem ser trabalhados na formulação de dietas é a qualidade da forrageira. Forragens de alta qualidade reduzem o teor de concentrado na dieta. Raramente a produção mais eficiente de leite será alcançada com forrageiras mais baratas, pois estas terão qualidade inferior e exigirão maiores quantidades de concentrados, o que, por sua vez, aumenta os custos de produção.

Compre bem

Outra forma de reduzir as despesas com concentrados é comprar bem, ou seja, conhecer as alternativas e rotas de compra. Saber o que, quando, onde comprar e como armazenar são pontos que podem ter impactos enormes no custo da produção.

Formule dietas

A formulação de dietas é uma maneira de reduzir os gastos com o concentrado por litro de leite. A composição dele vai depender da qualidade e da quantidade da forragem disponível na fazenda e a decisão de compra do ingredientes vem do ato de formular dietas.

Computadores, e programação linear, são ferramentas disponíveis e necessárias para decidir qual a dieta de mínimo custo. No programa Excel existe a opção Solver que é capaz de formular dietas minimizando ou maximizando alguma função objetiva. Programas de formulação de dietas frequentemente têm opções de otimização do custo, entretanto, estas ferramentas não estão presentes no programa do NRC (2001). O programa do NRC 2001 de Gado Leiteiro é um avaliador da adequacidade nutricional de dietas.

Além das informações do texto acima, o EducaPoint conta com vários cursos com informações mais aprofundadas sobre o tema! Tem interesse na área de nutrição animal, confira nossos treinamentos! 


Mais informações:
 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Fontes consultadas:

Qual a dieta ideal para vacas leiteiras? (https://www.milkpoint.com.br/contato/noticias-agripoint/qual-a-dieta-ideal-para-vacas-leiteiras-102820n.aspx)

Curso on-line Introdução à formulação de dietas para bovinos leiteiros (https://www.educapoint.com.br/v2/curso/principios-formulacao)

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP