Colostro: qual a quantidade ideal e como fornecer?

Postado em: 09/01/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
Muitos são os cuidados com o bezerro após o nascimento, entretanto o mais importante deles é o fornecimento de colostro. Colostro é a secreção da glândula mamária ou o primeiro leite das vacas nas primeiras 24 horas após o parto, com duração de três a quatro dias.

O colostro tem uma composição um pouco diferente do leite, apresentando menores teores de lactose, mas maiores teores de gordura, sólidos totais, minerais e vitaminas, e principalmente proteína. O maior teor de proteína do colostro se deve principalmente ao maior teor de imunoglobulinas (Ig), ou anticorpos.

Através do colostro, garante-se a transferência de imunidade passiva durante as primeiras horas de vida, o que é essencial para a sobrevivência de bezerras recém-nascidas. A transferência de imunidade passiva é determinada, principalmente, pela quantidade e qualidade de colostro consumida pelos animais nas primeiras 24 horas após o nascimento.

Confira agora em vídeo com a Dra. Carla Maris Machado Bittar, professora da ESALQ/USP, qual a quantidade ideal e como fornecer o colostro:


Esta aula foi extraída de um dos mais de 90 treinamentos disponíveis no EducaPoint. O curso online “Aspectos práticos da criação de bezerras”, ensina os principais aspectos práticos relacionados à nutrição e manejo de bezerras leiteiras.

Ao longo dos vídeos, a instrutora mostra como avaliar a qualidade do colostro, e também como avaliar a imunidade adquirida pela bezerra. Também são apresentadas as alternativas de dieta, tipos de instalações e práticas de manejo ideais, pensando sempre em como aumentar o potencial produtivo dessas fêmeas.

Para ter acesso a este incrível conteúdo por completo, basta ser assinante do EducaPoint! Os assinantes têm acesso a TODOS os cursos online da plataforma (já são mais de 150 treinamentos) de forma flexível, por um investimento acessível. Conheça os planos de assinatura neste link: https://www.educapoint.com.br/v2/checkout/


Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP