Como medir a eficiência da dieta?

Postado em: 24/07/2019 | 3 min de leitura Escrito por:
Considerando que o fornecimento de alimentos aos animais representa o maior custo em um sistema de produção de leite, é extremamente importante sabermos se a dieta ouferecida aos animais é eficiente. Ao contrário do que se acreditava no passado, não basta apenas maximizar o consumo dos animais para que eles produzam mais. Ou seja, as vacas de maior consumo não são necessariamente as mais eficientes.
 
Por isso, é preciso utilizar um índice zootécnico chamado eficiência leiteira. Esse índice é calculado da seguinte maneira:
 
EL = kg de produção de leite/kg de consumo de matéria seca 
 
Em termos básicos, a eficiência leiteira mostra até que ponto a dieta que estamos fornecendo às vacas está atendendo suas exigências nutricionais, bem como sua demanda produtiva. Em termos mais amplos, esse índice aponta fatores da dieta, manejo e ambiente que afetam a digestibilidade dos alimentos e os requerimentos de manutenção do animal. 
 
Esse índice é calculado para o rebanho inteiro ou para lotes, e não como índice individual de vacas. Isso porque, em situações de rebanhos comerciais, é muito difícil ter a informação do consumo de cada animal.
 
Avaliar a eficiência de conversão dos nutrientes consumidos em produtos comercializáveis pode ser uma ótima ferramenta para saber se você está tendo um retorno satisfatório do dinheiro investido na dieta das vacas, e se você pode reduzir o volume de esterco produzido na fazenda, o que em alguns casos pode ser muito interessante. 
 
Quais são os valores sugeridos para esse índice?
 
Quando a relação acima está na faixa de 1,3 a 1,5, esse índice é considerado normal. Já quando o índice está acima de 1,5, é considerado excelente, ou seja, o rebanho ou lote está apresentando alta eficiência.
 
Já quando o índice está abaixo de 1,3 a situação é preocupante, pois pode indicar um consumo muito alto de alimentos ou uma produção aquém do esperado.
 
Fatores fisiológicos que afetam a eficiência leiteira
 
- Volume de produção 
 
O primeiro fator é o volume de produção. Alta produção de leite aumenta a eficiência leiteira pela diluição das exigências de mantença.
 
- Perda de peso ou de escore de condição corporal (ECC)
 
Vacas que perdem peso, o que é muito comum no início de lactação, apresentam maior eficiência leiteira, já que estão emprestando nutrientes do seu organismo para dar suporte à produção de leite mais alta típica desse período.
 
- Digestibilidade da dieta
 
Forragens de alta qualidade aumentam a eficiência, já que apresentam maior digestibilidade e maior taxa de passagem.
 
- Sanidade do rebanho
 
É reconhecido que vacas com acidose ou com qualquer outro distúrbio metabólico apresentam pior ou menor eficiência leiteira, já que menos nutrientes serão produzidos e absorvidos.
 
Fatores não fisiológicos que afetam a eficiência leiteira

- Estágio da lactação
 
O momento da curva de lactação que as vacas se encontram também afeta a eficiência leiteira. Vacas em final de lactação apresentam tipicamente menor eficiência leiteira já que estão recuperando escore de condição corporal e mobilizando nutrientes para a formação do feto.
 
- Ordem de parição
 
Vacas de primeiro parto apresentam menor eficiência leiteira, já que ainda estão crescendo e precisam de nutrientes para seu desenvolvimento.
 
- Fatores climáticos
 
Vacas que estão em estresse calórico, principalmente nos meses mais quentes do verão, apresentam menor eficiência leiteira, já que nutrientes que seriam utilizados para secretar e produzir mais leite são desviados para dissipar o excesso de calor.
 
- Sistema de produção
 
Vacas que produzem leite a pasto são menos eficientes na produção quando comparaadas às confinadas, porque suas exigências de manutenção são 20 a 50% maiores do que as outras. Isso acontece por conta do maior gasto de energia que as vacas têm em sistemas a pasto, onde precisam caminhar em busca do alimento. Quanto maior a distância entre o piquete e o local onde os animais são ordenhados, maior o número de calorias que será desviado da produção para o atendimento da exigência de mantença.

Se você quiser conhecer mais índices zootécnicos importantes na produção leiteira, acesse o conteúdo completo do curso on-line Índices zootécnicos: nutricionais e de manejo alimentar, do EducaPoint.

Para assistir o curso completo, você pode adquiri-lo individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma, que hoje já conta com mais de 150 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!
 
Mais informações:
 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 
Fontes consultadas:

Eficiência alimentar: uma ótima ferramenta de avaliação de desempenho do rebanho leiteiro (https://www.milkpoint.com.br/artigos/producao/eficiencia-alimentar-uma-otima-ferramenta-de-avaliacao-de-desempenho-do-rebanho-leiteiro-18089n.aspx).

Curso on-line Índices zootécnicos: nutricionais e de manejo alimentar, do EducaPoint.
 
 
 
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP