Conforto da vaca é a coisa mais importante que você pode fazer para evitar problemas de casco

Postado em: 07/07/2020 | 4 min de leitura Escrito por:
Esse é um daqueles problemas desagradáveis ??que atormentam os produtores de leite em todos os lugares: uma vez que uma vaca se torna manca, ela tende a se tornar uma vaca cronicamente manca.
 
Ela pode melhorar um pouco com o corte e o isolamento dos cascos, mas as condições que a levaram a mancar geralmente persistem nas instalações devido à maneira como as vacas são tratadas e manejadas.
 
O baixo conforto da vaca e o aumento do tempo em pé em superfícies duras foram [no passado] reconhecidos como um fator secundário, aumentando a severidade da claudicação.Agora está se tornando cada vez mais provável que ficar em pó ser a principal causa da patogênese de lesões no caso, e não apenas um fator secundário. O aumento da carga devido ao descanso insuficiente é a causa mais provável de inflamação.
 
Funciona da seguinte forma: tempo reduzido de descanso significa sobrecarga no casco, o que causa claudicação. Uma vez que as vacas se tornam mancas, elas têm um comportamento anormal de repouso, o que não permite a cura adequada dos cascos. Isso, por sua vez, significa claudicação contínua. E o ciclo se torna um ciclo interminável de claudicação crônica. Uma vez que uma vaca se torna manca, ela frequentemente permanece manca.
 
A inflamação do pé é a provável causa de claudicação. E o aumento da carga devido ao descanso insuficiente é a causa mais provável de inflamação. O conforto da vaca é a coisa mais importante que fazemos na prevenção da claudicação.
 
O que isso significa é que praticamente todos os aspectos de como as vacas são alimentadas, alojadas e manejadas podem desempenhar um papel em sua suscetibilidade à claudicação. O excesso de estoque pode criar problemas de acesso para alimentação e tempo no cocho, restringindo o tempo de descanso. Um projeto inadequado das instalações pode resultar em uso inadequado e tempo de descanso reduzido. O design inadequado da cama e a ventilação do galpão podem resultar em agrupamentos, aumento do tempo de espera e menos tempo deitada.
 
O estresse térmico pode ter um efeito maciço na vaca. O estresse térmico em julho significa claudicação em setembro. 
 
A claudicação tem tudo a ver com o microambiente em que a vaca vive e passa seu tempo. Um estudo mostrou que as vacas tinham 3 ½ horas a menos de tempo deitadas por dia quando o índice de umidade e temperatura aumentou de 68 para 79. 
 
O material de cama também desempenha um papel importante. As camas de areia com muita profundidade são frequentemente consideradas o padrão-ouro. O impacto da areia está realmente na redução da cronicidade da claudicação, pois permite uma cama mais confortável, que incentiva o uso e o tempo para curar.

=> Se você quiser saber mais sobre como prevenir lesões de casco em bovinos leiteiros e garantir, assim, um melhor bem-estar dos seus animais, acesse o conteúdo completo do curso Medidas de manejo envolvidas na prevenção de problemas podais dos bovinos. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 180!) por um preço único. 
 
Formas de controlar a claudicação:
 
• Ter instalações adequadas;
 
• Identificar novos casos de claudicação e tratar de maneira eficaz;
 
• Permitir que as vacas que estão mancando se recuperem em uma cama adequada;
 
• Controlar causas infecciosas de claudicação através da limpeza eficaz nos pés;
 
• Uso de camas adequadas.
 
O uso rotineiro da limpeza dos pés é fundamental para reduzir patógenos que podem causar claudicação. A lavagem dos pés devem ser usadas ??4 vezes por semana, quando introduzidos pela primeira vez, para manter o controle desses patógenos. A frequência pode ser reduzida à medida que o controle melhora, com alguns rebanhos usando lavagem de pés apenas uma vez por semana.
 
Também se recomenda o uso de um agente antibacteriano que tenha evidências de eficácia contra a dermatite digital e a podridão dos pés. Esses compostos devem ter no máximo 5% de sulfato de cobre, no máximo 4% de formalina (evite o uso de formalina em clima frio, pois apresenta problemas de atividade em temperaturas mais baixas) e o uso de um acidificador com um pH não inferior a 3,0.
 
Os cascos das vacas também precisam ser aparados duas vezes por ano, a menos que o desgaste seja um problema em suas instalações. Um bom corte deve ser feito a cada 4 a 6 meses. A maioria dos rebanhos aparam no meio da lactação e na secagem. Mas alguns rebanhos, se estiverem vendo mais lesões, farão seu primeiro corte aos 80 a 120 dias após o parto para evitar problemas.
 
Finalmente, aqui estão os fatores para reduzir o risco de claudicação:
 
• Menos tempo em pé no concreto;
 
• Instalações mais amplas;
 
• Uso de sistemas de remoção de estrume que não sejam raspadores automáticos para reduzir contaminação dos cascos;
 
• Uso de superfícies não escorregadias e não traumáticas;
 
• Acesso a pastagens;
 
• Corredores de alimentação mais amplos.
 
• Uso de banhos eficazes para os pés;
 
• Reconhecimento imediato e tratamento da claudicação.

* Baseado no artigo Get Lame, Stay Lame, de Jim Dickrell, publicado na Dairy Herd Management.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
 
 
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP