A qualidade da dieta oferecida às vacas leiteiras tem efeitos diretos na saúde e eficiência produtiva do rebanho, bem como na composição do leite. Além da quantidade adequada de alimentos, e qualidade dos ingredientes utilizados, é necessário que a dieta atenda às exigências nutricionais dos animais que, por sua vez, variam conforme a idade e estágio de produção.
Controle de qualidade
Na recepção, como em toda e qualquer indústria de ração ou outros produtos para alimentação animal, é feito o monitoramento da qualidade dos ingredientes recebidos. Assim, em cada partida recebida, seja de volumosos, seja de alimentos concentrados adquiridos de outra empresa, é feita uma avaliação de qualidade dos ingredientes.
Nessa etapa, certifica-se de que há
garantia dos níveis de nutrientes desses ingredientes adquiridos, para que sejam utilizados corretamente na elaboração da dieta.
A seguir, é feito o
acompanhamento da mistura da dieta, incluindo a sequência de carga, a quantidade, e o monitoramento pelo teor de matéria seca.
Depois disso, é feito o
monitoramento pós-mistura, ou seja, a certificação de que a dieta produzida está próxima aos níveis nutricionais propostos pelos nutricionistas. Isso porque se houver alguma variação, por exemplo, nos teores de nutrientes da dieta elaborada, é possível rastrear o processo e verificar onde ocorreu a variação.
No caso de alimentos volumosos, por exemplo, sabe-se que em função das condições de produção, de conservação e de sua região de origem, pode haver uma variação na composição. No entanto, é feita uma análise preliminar e caso seja detectada alguma variação na composição na etapa final da pós-mistura, é possível rastrear e descobrir a causa dessa variação, podendo, dessa forma, corrigi-la.
O monitoramento da qualidade
termina na propriedade. Na segunda etapa de produção, a dieta é embalada, armazenada e entregue na propriedade e esse processo é totalmente acompanhado. Os técnicos da empresa vão até a propriedade acompanhar o fornecimento da dieta aos animais, para certificar-se de que isso está sendo feito corretamente, garantindo o desempenho esperado com aquela dieta.
Assim,
o monitoramento da qualidade começa nas matérias-primas e termina no desempenho animal.
Vale destacar que, além da preocupação com o desempenho animal, o monitoramento da qualidade da dieta leva a uma
redução de custo, já que o custo final da dieta está baseado em sua composição e no sistema operacional envolvido.
Confira abaixo a explicação de todo o processo de controle de qualidade da dieta dada pelo o Prof. Dr. João Ricardo A. Pereira:
Essa aula faz parte do curso
Aquisição de dieta total pronta: quais as indicações e vantagens?, do
EducaPoint. O curso é conduzido pelo
Prof. Dr. João Ricardo A. Pereira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR.
Neste curso, o professor apresenta as dependências da Nobre Nutrição Animal, que produz e comercializa dietas totais, mostrando como é feito todo o planejamento para elaboração das dietas, desde a produção e armazenamento de volumosos, escolha e compra de insumos concentrados, bem como a análise da qualidade dos ingredientes e das diferentes formulações.
Assista ao curso completo e veja como a aquisição de dietas prontas pode colaborar com a eficiência do seu sistema de produção! Para isso,
assine o EducaPoint.
Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).