Criação de bezerras: qual o maior desafio? Confira a opinião de 4 especialistas

Postado em: 17/04/2018 | 3 min de leitura Escrito por:
 Se existe uma fase frágil, trabalhosa e custosa na produção leiteira, essa fase é a criação de bezerras. O retorno do investimento não é imediato, erros simples podem levar os animais ao óbito e os criadores devem usar sua máxima atenção para enxergar detalhes que podem prejudicar o futuro do rebanho.

Nesta fase, existem inúmeros cuidados e técnicas de manejo para serem aprimorados em uma propriedade: da colostragem à cura do umbigo, do monitoramento da diarreia ao escore nutricional, da identificação de doenças (como a Tristeza Parasitária Bovina) às melhorias no bem-estar. Tudo isso pode deixar os criadores confusos sobre como direcionar os esforços nesta fase, e quais seriam seus impactos na produção futura

 Para ajudar ainda mais os leitores do Blog do EducaPoint e os internautas do MilkPoint, perguntamos a estes 4 especialistas qual seria o maior desafio na criação de bezerras, e como, na opinião deles, essas questões poderiam ser solucionadas. Confira suas respostas!

Drª Viviani Gomes
Professora da FMVZ-USP

“O principal desafio na criação de bezerras é mantê-las vivas, devido a sua fragilidade em relação aos microrganismos causadores de doenças, especialmente diarreia, doença respiratória e tristeza parasitária bovina. Estes desafios podem ser superados com adequados protocolos de manejo, nutrição e sanidade, que garantam conforto, bem-estar, condições para crescimento e baixos índices de doenças. Estas medidas, em conjunto, garantem o desempenho futuro dos animais, representado por precocidade reprodutiva e maior produção de leite.”

Drª Carla Bittar
Professora da ESALQ/USP


“A criação de bezerras como um todo é um grande desafio. Tanto porque os animais são bastante susceptíveis a doenças, como porque a nutrição e o consequente ganho de peso vão determinar sua produtividade futura. Mas, se fosse para escolher o maior desafio de todos, escolheria a colostragem. Este ainda tem sido um dos gargalos da maior parte das propriedades, resultando em altas taxas de morbidade e mortalidade, trazendo grandes prejuízos econômicos aos sistemas produtivos. Assim, entender os fatores que afetam a eficiência da colostragem é o primeiro passo para o estabelecimento de protocolos adequados. Além do treinamento dos funcionários, para fornecer colostro em tempo, qualidade e volume adequados, deve-se fazer o monitoramento de todas estas informações, juntamente com a avaliação do bezerro, permitindo ajustes nos protocolos". 

Dr. Welber Daniel Zanetti Lopes
Professor da Universidade Federal de Goiás


“O maior desafio em relação às bezerras desmamadas, certamente, é a Tristeza Parasitária Bovina, uma das maiores causas de mortalidade nesta fase. Para minimizar este problema, as fazendas devem ter uma grande vigilância sobre esse setor. Os animais precisam entrar em contato com o carrapato e, consequentemente, com os agentes da TPB, para que possam desenvolver a imunidade necessária. Entretanto, em alguns casos, principalmente em grandes fazendas, é preciso lançar mão de medidas de monitoramento preventivo e rotineiro nesta categoria animal, seja pela aferição da temperatura retal ou da análise do volume globular, para poder fazer o tratamento preventivo o mais precocemente possível. E isso tanto para tratamento específico contra agentes da TPB, como também tratamento de suporte, tão importante para recuperação dos animais.”

Drª Lívia Magalhães
Pesquisadora do Grupo ETCO, Especialista em Bem-Estar Animal


“O maior desafio dos produtores, na criação de bezerras, é a falta de treinamento dos funcionários envolvidos nesse setor. Precisamos ter olhos mais atentos nesses animais, e tornar os processos menos automáticos, pois os bezerros precisam de muitas coisas além de leite, água e ração... bezerros precisam de atenção! Assim, ter um profissional capacitado para o manejo nesta fase, que tenha uma boa relação com os animais, é fundamental! Para isso, é necessário promovermos a conscientização de produtores e funcionários sobre a importância dessa fase, entendendo que aqui dá-se o início do potencial produtivo de uma vaca em lactação.  Então, minha orientação é para que seja dada ênfase em capacitação e treinamentos constantes da equipe, acompanhando as novas pesquisas e tecnologias que vão surgindo. Levar conhecimento a todos que atuam na criação de bezerras é a forma mais certeira de aprimorar as práticas de manejo e garantir resultados superiores na produção futura. ”.



Não se esqueça: assinantes podem assistir ao treinamento e a TODOS OS OUTROS CURSOS ONLINE aqui do EducaPoint!

Veja a lista completa aqui » ver lista com todos os cursos

Para mais informações, escreva um e-mail para contato@educapoint.com.br ou ligue para (19) 3432-2199.

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP