7 coisas que você vai aprender no curso sobre free stall do EducaPoint

Postado em: 23/08/2019 | 3 min de leitura Escrito por:
O free stall é um tipo de estrutura muito utilizado para confinamento de rebanhos leiteiros, em vários países do mundo. O sistema consiste em áreas com camas individualizadas, corredores de acesso e pistas de trato.

Porém, o sucesso no uso do free stall é totalmente dependente de um projeto bem planejado e um bom manejo. Por isso, o EducaPoint oferece o curso Confinamento em free stall: como projetar e executar um sistema adequado.

Nesse curso, tem a oportunidade de aprender diversas coisas, entre elas:

1) Algumas premissas importantes a se considerar antes de começar a construir um sistema free stall

Existem alguns pontos muito importantes a serem pensados antes do início de uma obra de construção do sistema free stall, que vão definir se o projeto será ou não bem-sucedido. Trata-se de premissas que são essenciais até mesmo para decidir se você deve ou não instalar esse projeto na sua fazenda. O curso traz uma abordagem ampla e completa sobre essa questão.

2) Como fazer o dimensionamento da obra

É necessário conhecer o layout básico para que se faça uma boa planta baixa para a construção de um sistema free stall. O curso aborda os três principais tipos de layout que existem, ajudando você a decidir qual a melhor opção no seu caso.

Além disso, outros fatores relacionados ao terreno, pé direito, telhados, etc, precisam ser bem estudados e planejados antes da construção do sistema e tudo isso é abordado no curso.

3) Como devem ser pisos e corredores

Como os pisos no free stall são acima de tudo uma questão de segurança, o curso fornece todas as informações necessárias para que se decida qual a melhor opção de piso no caso da sua fazenda e como manejar de forma que seja seguro para as vacas e rentável para o produtor. Além disso, são abordadas todas as questões pertinentes aos corredores em um sistema free stall.

4) Como devem ser as camas

O objetivo das camas do free stall é que as vacas passem a maior parte do tempo deitadas, o que é fundamental. Trabalhos recentes mostram que a cada hora que a vaca fica deitada por dia a mais, isso significa de 1,5 a 2 litros de leite a mais por dia na lactação. Por isso mesmo, é essencial que as camas tenham um bom dimensionamento para garantir que as vacas consigam deitar e levantar facilmente.

Como cada rebanho tem características próprias, o curso ensina como fazer o correto dimensionamento das camas bem como a escolher o melhor material a ser utilizado.

5) Como projetar cochos e bebedouros

O objetivo da pista de alimentação é facilitar o acesso aos alimentos para as vacas, já que vacas de alta produção precisam ter um consumo adequado de matéria seca. Assim, você vai aprender como deve ser esse projeto para garantir o melhor desempenho possível do free stall.

O mesmo diz respeito à água: as vacas têm uma grande necessidade de água, especialmente nos meses de verão. Por isso, posicionamento dos bebedouros, a quantidade de água, sua limpeza e facilidade de acesso aos animais são essenciais. O curso explica como isso deve ser feito para garantir a efetividade do sistema.

6) Como lidar com a limpeza e os dejetos

A limpeza do free stall oferece uma grande oportunidade para captação de dejetos para reutilização na parte agrícola da fazenda. Por isso, o curso mostra todas as opções de limpeza que podem ser feitas, ajudando você a escolher qual a melhor opção no seu caso.

7) Como fazer o resfriamento das vacas

Uma das grande vantagens do sistema free stall é a possibilidade de fazer o resfriamento das vacas através do uso de ventiladores e aspersores. Isso garante conforto térmico, especialmente nos meses mais quentes. O curso ensina como fazer isso e quais os pontos principais a serem considerados.

Assim, se você está pensando em migrar para o sistema free stall na sua fazenda ou se já está em processo de construção desse sistema, não deixe de acessar o conteúdo completo do curso, pois certamente será de grande auxílio.

O curso é ministrado pelo Médico Veterinário Marco Antônio Pádua Carvalho, especialista em gestão de fazendas leiteiras e com vasta experiência no desenvolvimento de grandes projetos para produção leiteira, que explica todos os pontos a serem considerados num projeto para construção de free stall.

Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura que dá acesso a todos os cursos da plataforma. Hoje já são cerca de 155 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!
 
Mais informações:
 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP