Desaleitamento de bezerras: qual critério utilizar?

Postado em: 02/12/2019 | 2 min de leitura Escrito por:
Um dos maiores desafios da produção leiteira é a criação de bezerras e novilhas para reposição do rebanho, a fim de garantir vacas de alta produtividade. Dentre os diversos desafios que os produtores enfrentam nesta fase está o momento do desaleitamento das bezerras. Qual o melhor critério para decidir o momento ideal para promover o desaleitamento dos animais?

Definir o momento ideal para desaleitar e fazer isso da forma correta é fundamental para garantir que os ganhos obtidos durante a fase de aleitamento sejam mantidos. De nada adianta investir nos melhores sucedâneos lácteos e conseguir alto desempenho das bezerras, se no momento de desaleitar, não forem seguidas as recomendações corretas. A bezerra pode vir a perder peso e ter comprometimento imunológico em decorrência do estresse causado nessa fase, comprometendo os ganhos inicialmente obtidos.

Existem basicamente três critérios utilizados para o desaleitamento das bezerras:

1) Idade

Esse é o critério utilizado pela maior parte dos produtores.

2) Peso

Esse critério é utilizado principalmente baseado na recomendação de se dobrar o peso ao nascer durante a fase de aleitamento.

3) Consumo de concentrado

Esse é o critério que deveria ser utilizado por todos os produtores. É necessário que o animal consuma uma quantidade de mínima de concentrado, associada ao desenvolvimento do rúmen. Se o animal for desaleitado antes do consumo de concentrado estar ideal, é provável que seu rúmen não esteja desenvolvido adequadamente, o que prejudicará seu ganho de peso após o desaleitamento.

Recomendações tradicionais de consumo de concentrado:

- 700-800 g/d para raças grandes;
- 450-500 g/d para raças pequenas.

Porém, o que se observa na prática é que existe uma grande variação de peso dentro da raça. Por exemplo, considerando o peso ao nascer de animais da raça holandesa do mesmo rebanho, esse intervalo pode variar de 25 quilos até 45 quilos. Isso faz com que essa meta de consumo determinada acima possa demorar a ser alcançada nos casos dos bezerros que nascem mais leves, ainda que seu desenvolvimento ruminal possa já ter acontecido antes, já que o consumo ocorre em função do peso do animal. Já os animais que nasceram mais pesados podem ser desaleitados com o consumo recomendado pela literatura, mas ainda não estar com o rúmen totalmente desenvolvido.

Por isso, a recomendação hoje é que o consumo mínimo para o desaleitamento seja em torno de 1,5% do peso ao nascer. Isso pode ser associado com a recomendação de dobrar o peso do animal. Veja os exemplos na tabela abaixo:



Vale destacar que esse consumo mínimo não deve ser avaliado apenas uma vez, já que o consumo de concentrado por bezerros é bastante variável. Para isso, é necessário avaliar por três dias consecutivos.

O concentrado precisa ser formulado levando em conta a exigência do animal para um determinado ganho de peso, mas sempre considerando a composição da dieta líquida.

Para aprender mais sobre o período de aleitamento e desaleitamento de bezerros, acesse o conteúdo completo do curso Princípios do aleitamento de bezerras. A instrutora desse curso é a professora do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, Carla M. M. Bittar, que desenvolve pesquisas na área de nutrição, manejo e metabolismo de animais de reposição e possui grande experiência na área.

Você pode adquirir o curso individualmente e ter acesso a esse material para sempre. Ou você fazer um plano de assinatura semestral ou anual da plataforma EducaPoint, que lhe dará acesso a TODOS OS CURSOS oferecidos (cerca de 165!) durante o período de assinatura. Clique aqui e escolha seu plano.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP