Dietas com alto teor de concentrado? Cuidado com o fígado da vaca!

Postado em: 13/01/2022 | 2 min de leitura Escrito por:
Novos resultados de estudos sugerem que dietas ricas em concentrados podem causar efeitos deletérios nos tecidos hepáticos induzidos por endotoxinas em vacas leiteiras.
 
O estudo, ‘Influência de uma dieta rica em concentrado no pH ruminal, concentração de endotoxina fecal e enzimas hepáticas em vacas leiteiras em lactação’ foi realizado por cientistas do Biomin Research Center em cooperação com a Universidade VetMed de Viena. 
 
Efeitos de dietas com alto teor de concentrado
 
As necessidades de energia e nutrientes das vacas leiteiras aumentam enormemente durante o início da lactação. Para cumprir esses requisitos, os produtores de animais frequentemente fornecem dietas ricas em concentrado para seus animais. No entanto, descobertas recentes sugerem que essa prática pode afetar negativamente o estado de saúde das vacas leiteiras, produzindo uma diminuição do pH ruminal e intestinal que inevitavelmente causa um desequilíbrio da microbiota ruminal e intestinal, seguido pela liberação de grandes quantidades de endotoxinas. 
 
Embora o fígado desempenhe um papel importante na desintoxicação de endotoxinas, há uma falta de conhecimento sobre o papel das enzimas hepáticas no sangue e na desintoxicação de endotoxinas durante a alimentação com dietas ricas em concentrado. O objetivo do estudo era, de fato, medir a influência de uma dieta rica em concentrado no pH ruminal, concentração de endotoxina fecal e enzimas hepáticas no sangue em vacas leiteiras em lactação.
 
Configuração experimental
 
16 vacas Simental em lactação receberam uma ração mista total (TMR) com concentração de 40% (matéria seca) e 60% de volumoso (feno:silagem de gramínea 20:80 MS). Após uma semana, a quantidade de concentrado do TMR foi aumentada para 60% (matéria seca) para induzir uma acidose subaguda. Durante as 4 semanas seguintes, o pH foi monitorado, bem como a concentração de endotoxinas nas fezes e a atividade das enzimas hepáticas no sangue de todas as vacas.

=> Se quiser aprender mais sobre este tema, acesse o curso Introdução à formulação de dietas para bovinos leiteiros. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
Efeitos na saúde em vacas leiteiras
 
O resultado deste estudo mostrou que o aumento das quantidades de concentrado pode ter efeitos prejudiciais à saúde em vacas leiteiras, incluindo:
 
- uma diminuição do pH médio do rúmen para 6,2;
- um aumento de até 5 vezes na concentração de endotoxina fecal;
- um aumento das enzimas hepáticas na semana 4, especificamente aminotransferase (AST), glutamatdeidrogenase (GLDH) e gama-glutamil transferase (GTT).
 
Enquanto uma vaca saudável com um fígado funcionando normalmente pode lidar com uma carga normal de endotoxinas, um grande aumento nas endotoxinas devido à diminuição do pH de uma dieta rica em concentrado pode prejudicar a saúde do fígado e induzir uma resposta inflamatória, resultando em perdas de desempenho e problemas de saúde.
 
Conclusão
 
Em termos práticos, os resultados do ensaio sugerem que os produtores de leite devem monitorar a quantidade de concentrados nas dietas, e também devem considerar aditivos para rações que ofereçam proteção contra endotoxinas, desde que o modo de ação tenha sido amplamente testado in vivo.
 
* Baseado no artigo High concentrate diets? Watch the cow’s liver!, de Nicole Reisinger.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP