Eduardo Pinheiro: o ambiente e sua relação com a mastite

Postado em: 30/05/2017 | 2 min de leitura Escrito por:
A mastite é uma das principais doenças de rebanhos leiteiros, gerando grande prejuízo aos sistemas de produção. O ambiente em que os animais são alojados tem grande influência na ocorrência de mastite, sendo que cada sistema tem seus riscos inerentes.

E ninguém melhor do que um consultor em qualidade do leite e controle de mastite, que também é produtor de leite, para falar sobre este assunto de tanta importância. Por isso, convidamos Eduardo de Souza Campos Pinheiro para abordar o tema no EducaPoint.



Eduardo Pinheiro é graduado em Medicina Veterinária pela UFMG, e Mestre em Nutrição e Produção Animal pela FMVZ/USP. Durante seu mestrado, desenvolveu atividades de pesquisa e extensão com enfoque em mastite causada por Staphylococcus aureus. Desenvolve trabalhos de pesquisa e consultoria pela empresa Grupo Apoiar na área de Qualidade do Leite e Controle de Mastite.

Confira, abaixo, um pouco mais sobre o trabalho deste profissional:

1) Que atividades está desenvolvendo atualmente?

Eduardo: Trabalho como consultor, especialista em qualidade do leite, pela empresa "Grupo Apoiar". Estou desenvolvendo um projeto de qualidade do leite junto ao laticínio Danone. Também realizo cursos sobre mastite; pesquisas para empresas privadas e junto ao laboratório Qualileite; avaliações de equipamento de ordenha; e treinamentos para a implantação de exame de cultura microbiológica dentro da fazenda.

2) Quais suas principais contribuições para o setor pecuário nos últimos anos?

Eduardo: Com as atividades de consultorias, buscamos melhorar os procedimentos e rotinas de ordenha, o manejo do ambiente, diagnosticamos os principais agentes etiológicos causadores de mastites nas propriedades atendidas, realizamos treinamentos de equipes e funcionários, entre outras práticas que resultam não só na melhoria da qualidade do leite, como também da saúde do animal e seu bem-estar. O objetivo é aumentar a produtividade animal, obtendo um produto final de melhor qualidade para o consumidor.

3) Como o conteúdo do seu curso pode contribuir para o desenvolvimento da atividade?

Eduardo: Acho que o conteúdo do curso pode ajudar produtores a diagnosticarem possíveis causas para problemas relacionados à saúde da glândula mamária de suas vacas e, talvez, ajudá-los a resolver parte desses problemas. Além disso, o curso pode ajudar produtores a entenderem melhor um sistema relativamente novo no país, o compost barn, e quais os gargalos e riscos que podem afetar a qualidade do leite nesse sistema. A mastite é um dos principais custos de uma fazenda, e nesse novo sistema, essa doença pode aumentar ou diminuir, dependendo do manejo adotado.

Clique no link “Influência do ambiente na ocorrência de mastite” e conheça todo o conteúdo do curso ministrado por Eduardo Pinheiro.

Sobre o EducaPoint

O EducaPoint é a maior plataforma de ensino online voltada ao agronegócio, com planos de assinatura totalmente acessíveis e venda de cursos individuais. Oferece um amplo portfólio de cursos ministrados por profissionais que fazem a diferença no campo, sendo que os assinantes podem acessar todas as aulas de forma ilimitada, quantas vezes quiserem e de onde estiverem, pelo período em que a assinatura estiver vigente.

É uma ferramenta essencial para todos que buscam desenvolver novas habilidades técnicas e gerenciais. As informações e conhecimentos apresentados são de alto nível, e se aplicadas com sabedoria, podem levar os usuários a um novo patamar nos negócios.

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP