3 erros comuns na coleta de amostras de leite

Postado em: 04/09/2020 | 2 min de leitura Escrito por:
A coleta de amostra de leite é muito importante em um sistema produtivo, pois além de determinar o preço do leite, em função das bonificações ou penalizações por qualidade, fornece informações valiosas para a gestão do rebanho. Por isso, é muito importante conhecer quais são os principais erros cometidos na coleta de amostra de leite.

O conhecimento sobre os principais gargalos permite o monitorado da coleta para que seja feita de maneira correta, de forma que represente a realidade de cada fazenda, leite ou rebanho que está sendo avaliado.

Confira abaixo os 3 principais erros cometidos nas coletas de amostra de leite pelo transportador na fazenda:

1) Falta de agitação ou coleta superficial no tanque

No que se refere à coleta de leite no tanque pelos transportadores, o principal erro é a falta de agitação ou coleta superficial no tanque. Isso leva a uma variabilidade de resultados, além de muitos erros.

Quando os resultados estão muito próximos, mantendo uma média da fazenda, é provável que esteja sendo feita uma boa coleta pelo transportador. Ao contrário, se há muita variação, há evidencias de que foi calatado incorretamente.

=> Quer aprender mais sobre esse tema? Acesse o conteúdo completo do curso Coleta de amostras de leite: procedimentos corretos para resultados seguros.  O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 190!) por um preço único. 

2) Coleta de leite direto dos tetos das vacas

Na coleta de amostras individual para contagem de células somáticas (CCS), algumas pessoas ainda não treinadas coletam amostras de leite direto dos tetos das vacas, principalmente no início da ordenha.

Isso prejudica a fazenda, pois a CCS no começo da ordenha é cinco vezes maior do que no final.

Assim, a amostra de leite deve ser coletada da ordenha completa de cada vaca e nunca direto do teto.

3) Manipulação incorreta e contaminação dos frascos de coleta

Deve-se tomar muito cuidado com a manipulação do frasco durante a coleta. 

Muitas pessoas deixam a tampa dos frascos no piso, no bolso ou na outra mão para fazer a coleta da amostra. No entanto, quando se leva o frasco completamente aberto para debaixo do úbere com o objetivo de retirar os jatos dos quatro tetos da vaca, ocorre uma contaminação de resíduos de pelos, barro, esterco, poeira, gerando um resultado diferente do previsto.

Assim, muito cuidado deve ser tomado para que não haja contaminação e  um resultado falso da análise da amostra de leite.

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP