Fazenda Capetinga: gestão visando qualidade de vida e bem-estar dos envolvidos

Postado em: 09/05/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
A Fazenda Capetinga, localizada no município de São João Batista do Glória, MG, passou, ao longo de seus quase 20 anos de existência, por um processo de intensificação da produção.

Quando a família Cassoli iniciou a produção de leite nos 37 hectares da Fazenda Capetinga, devido à escassez de recursos para grandes investimentos, optou por iniciar com um modelo simples de exploração: o pastejo intensivo rotacionado, sem irrigação.

A raça escolhida foi a Jersey, pela sua eficiência na produção em pastagens, docilidade, por dispensar o uso de ocitocina mesmo na ausência do bezerro e, principalmente, pela tendência, na época, do pagamento por qualidade e sólidos do leite.

No entanto, com o tempo, a intensificação da produção, o aumento do rebanho e a limitação da área determinaram a migração do sistema de pastejo para o confinamento em free stall, opção muito estudada e planejada pelo gestor da fazenda, Marcelo Maldonado Cassoli, médico veterinário com vasta experiência em nutrição, manejo e gestão de rebanhos leiteiros.

Outra decisão concomitante ao confinamento foi a inseminação de todas as fêmeas Jersey com touros da raça Holandesa, num cruzamento absorvente contínuo, que é feito até hoje. Segundo o produtor, aumentar a produtividade por vaca era essencial para tornar o negócio mais rentável.

Por se tratar de uma fazenda referência em Boas Práticas Agropecuárias e em qualidade do leite, o EducaPoint acaba de lançar um curso on-line apresentando todo esse processo de transição de sistema e de raças, bem como o manejo da fazenda e, principalmente, como é feita a gestão de processos e de pessoas, que garante seu sucesso e sua posição de referência.

O curso é ministrado por Marcelo Cassoli. Confira abaixo o convite feito por ele:

Assista ao conteúdo completoconheça o trabalho da Fazenda Capetinga, e veja porque sua missão é “Produzir qualidade com felicidade!” Para isso, assine o EducaPoint.

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP