Gestão da fazenda leiteira: como melhorar a produção?

Postado em: 03/06/2019 | 3 min de leitura Escrito por:
O Brasil tem cerca de 1,17 milhão de propriedades rurais que produzem leite, de acordo com dados do Censo do IBGE de 2017. No entanto, a média diária de produção é de cerca de 70 quilos por produtor por dia, o que ainda é bastante baixo. Assim, fica evidente que é necessário muito trabalho de gestão nas fazendas leiteiras para que os índices produtivos, zootécnicos e econômicos melhorem.

Uma fazenda leiteira é uma empresa. Isso significa que há a necessidade de geração de lucro ao seu proprietário para que o negócio seja sustentável. Da mesma forma, como qualquer empresa, a fazenda leiteira precisa ter um processo de gestão dos fatores que são essenciais para que a fazenda gere aquilo que se converterá em lucro: a produção de leite.

Dentre os fatores produtivos que devem fazer parte de um programa de gestão de uma fazenda leiteira, destacam-se especialmente 4 que devem ser trabalhados visando um aumento na eficiência no sistema de produção:

1) Terra

Todo produtor de leite precisa ter uma área de terra, seja ela própria ou arrendada, para estabelecer seu sistema de produção. É comum que produtores de leite considerem que a área de terra que têm para produzir seu leite é muito pequena, quase que insuficiente para gerar lucro. No entanto, a realidade é que muitos produtores não possuem conhecimentos que permitam a gestão dessa terra de forma que ela seja capaz de produzir com o máximo de sua eficiência.

Assim, é necessário buscar explorar o potencial produtivo da área que o produtor de leite tem disponível para produzir. Confira abaixo algumas maneiras que podem melhorar o potencial produtivo da terra:
  • Melhora na fertilidade do solo;
  • Cultivo de plantas com maior potencial produtivo, possibilitando uma produção de mais forragem na mesma área, podendo, assim, colocar mais vacas por hectare;
  • Manejo adequado do sistema de interação forragem/animal.

2) Disponibilidade de capital

É claro que, sem capital, não há como o produtor de leite investir em melhorias na fazenda. No entanto, o que se observa na realidade é que muitos produtores de leite possuem um capital subutilizado, normalmente na forma de rebanhos. Assim, é necessário que seja feita a gestão desse rebanho leiteiro para que se otimize esse capital investido.

Confira abaixo algumas ações que devem ser feitas no levantamento do rebanho visando melhorar a produção da fazenda:
  • Identificação dos animais improdutivos (vacas secas e vazias, que não têm previsão de prenhez), que podem ser transformados em dinheiro a ser investido nos animais que estão produzindo;
  • Identificação dos animais de descarte,como as vacas com mastite crônica, lesões no casco, problemas reprodutivos, entre outros. Esses animais devem também ser transformados em dinheiro, a ser investido em animais produtivos;
  • Acesso a crédito. Embora essa seja uma boa opção, deve ser utilizada apenas quando o produtor já tem um controle de seu sistema de produção.

3) Trabalho

O trabalho é mais um fator produtivo que afeta os resultados da fazenda e que devem entrar em um programa de melhoria de gestão produtiva. Normalmente, em fazendas familiares, o trabalho é executado pelos membros da família, embora também possa haver mão de obra contratada.

Assim, faz-se necessário criar uma estrutura de trabalho que facilite a execução das tarefas. Uma das formas de fazer isso é melhorando a renda do negócio. Fazendas mais eficientes geram mais renda e podem investir em fatores que facilitam o trabalho, entre eles:
  • Melhores condições estruturais, como melhorias na sala de ordenha, irrigação de pastagens;
  • Mecanização de tarefas.
4) Conhecimento

O conhecimento é que permitirá uma eficiência no uso adequado da terra, melhor gestão do capital investido no negócio, melhora na qualidade de trabalho da família. No entanto, não basta saber, tem que aplicar! Quanto melhor for a aplicação desses níveis de conhecimento, melhores serão os resultados.

Por isso mesmo, o EducaPoint oferece aos produtores de leite um acervo muito grande de conhecimento técnico e de gestão que certamente ajudarão na conquista de resultados cada vez melhores.

Se você quiser conhecer mais informações sobre gestão de propriedades leiteiras, acesse o conteúdo completo do curso on-line Gestão dos fatores produtivos na propriedade familiar.

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082


Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP