Produção higiênica do leite: por que isso é tão importante?

Postado em: 17/08/2021 | 2 min de leitura Escrito por:
O Brasil produz 35 milhões de litros de leite para um mercado consumidor de 214 milhões de habitantes. O consumidor está se tornando cada vez mais exigente em termos de qualidade dos produtos e com o leite isso não é diferente. Sendo assim, a indústria de lácteos precisa trabalhar cada vez mais em direção a atender às demandas do consumidor. A maior pressão está sobre o produtor de leite, que é onde o produto se origina. Porém, a higiene envolve todo o longo caminho que o leite percorre desde a fazenda até a mesa do consumidor. 
 
Um dos elos dessa cadeia é o Governo, que lançou no final da década de 90 o Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite. Assim, foram sendo criadas normas sobre como produzir leite, que incluem as IN51, IN62, IN31, IN76 e IN77.
 
Mas como está a higiene do leite no Brasil?
 
Em 2015, a Clínica do Leite que é um dos laboratórios da rede brasileira de qualidade do leite do Ministério da Agricultura distribuiu um sumário a respeito da qualidade do leite. Dos 44 mil rebanhos do banco de dados do laboratório, foi feita uma classificação de contagem padrão em placa (CPP). Assim, descobriu-se que 65% desses rebanhos cumprem com os padrões estabelecidos pela legislação. Porém, ainda existem 35% dos rebanhos não cumprindo os requisitos de higiene.

 
Mas qual o real impacto da falta de higiene do leite?
 
Para o consumidor, pode ocorrer alteração das características organolépticas do leite (sabor e cheiro) e pode ter risco à saúde.
 
Para a indústria, o leite sem higiene tem menor tempo de prateleira. Além disso, a alta carga microbiológica do leite pode até inviabilizar alguns produtos, causando prejuízo à indústria. Pode também ter que parar alguns processamento, gerando perdas para a indústria.
 
Porém, quem mais perde mesmo com a falta de higiene do leite é o produtor! Isso porque o leite ácido não pode ser comercializado, de forma que o produtor perde toda a carga de leite!
 
 
Sendo assim, a higiene do leite é crucial e precisa ser um aspecto a ser considerado por todos os envolvidos na cadeia láctea. Para ajudar a todos os envolvidos na cadeia, o EducaPoint acaba de lançar o curso Produção higiênica do leite.
 
Nesse curso, o engenheiro agrônomo, Luiz Carlos Roma Júnior, explica tudo o que você precisa saber sobre a higiene do leite. 
 
O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP