iECC: Conheça o método lançado pela EMBRAPA para aumentar a produtividade do rebanho leiteiro

Postado em: 13/05/2022 | 3 min de leitura Escrito por:
O escore de condição corporal (ECC) é uma ferramenta de manejo do rebanho leiteiro conhecida há muitos anos e reconhecida por sua importância, mas, apesar disso, não é uma prática realizada como rotina na maioria das propriedades de leite. Por isso, a Embrapa desenvolveu um novo método que permite realizar rápido diagnóstico da propriedade e gera informações valiosas sobre o rebanho, além de auxiliar os produtores de leite em tomadas de decisões na busca pelo máximo potencial produtivo. Trata-se do índice de escore de condição corporal (iECC) para vacas de leite, ferramenta inédita que pode ser aplicada em qualquer propriedade de leite, seja ela pequena, média ou grande.
 
Esse índice pode ser obtido por técnicos e produtores rurais de maneira gratuita e prática. Está disponível no aplicativo +Leite, desenvolvido pela Embrapa Rondônia e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e acessível para dispositivos com sistema Android. O iECC também pode ser obtido em uma planilha Excel automatizada, desenvolvida pela Embrapa e que pode ser baixada gratuitamente. Em ambos os meios, basta inserir os dados de escore de condição corporal (ECC) de cada vaca e a data do parto. Com isso, automaticamente é gerado o iECC do rebanho de acordo com a fase de lactação. A planilha é recomendada para o usuário que não tenha acesso ao aplicativo, ou que tenha rebanho grande e utilize programas digitais de gestão, facilitando a inserção dos dados e a obtenção do iECC dos animais.
 
iECC em rebanhos leiteiros 
 
O iECC é um índice expresso em percentual. Portanto, todas as variáveis que fazem parte do iECC possuem escala que vai de 0 a 100%. É importante salientar que somente vacas entram no cálculo do iECC.
 
O primeiro passo para se calcular o iECC de um rebanho é avaliar o ECC de todas as vacas, sejam elas lactantes ou secas. As vacas são classificadas em uma escala de 1 (muito magra, emaciada) a 5 (muito gorda, obesa) com incrementos de 0,25 unidades de ECC. 
 
Obtidos os dados de ECC de acordo com cada fase, basta inseri-los no aplicativo +Leite ou na planilha e o iECC é gerado automaticamente. O usuário precisará de internet apenas para baixar o aplicativo ou a planilha, pois todas as funcionalidades ficam disponíveis no modo off-line (sem necessidade de internet).
 
O App realiza o cálculo do iECC a partir da inserção do ECC e da data do parto de cada animal. Com isso, o +Leite calcula o iECC geral e de acordo com a fase de lactação. Baseado no iECC, o +Leite ainda fornece recomendações sobre quais animais devem ganhar ou perder peso. Além disso, o aplicativo permite que os históricos das avaliações sejam armazenados para que o usuário possa comparar a evolução zootécnica da propriedade e também comparar a eficiência entre propriedades.
 
Caso o produtor não saiba avaliar o ECC do animal de maneira visual, a régua Vetscore, ferramenta simples desenvolvida pela Embrapa Rondônia, pode auxiliar na identificação de animais com ECC adequado. O dispositivo Vetscore é formado por duas réguas articuladas que, ao serem posicionadas sobre a garupa do animal, indicam sua condição corporal.
 
O cálculo do iECC tem auxiliado os produtores e técnicos a detectarem animais com melhor desempenho e animais que necessitam ajustes na dieta para que seu potencial possa ser explorado. Dessa forma, a utilização do índice permite quantificar potencial produtivo que está sendo explorado no rebanho, oferecendo uma métrica e uma padronização de como lidar com os dados de ECC. O intuito da Emprapa é que, com o uso do iECC, a avaliação do ECC possa ser inserida como rotina nos sistemas de produção de leite.
 
Os detalhes com o passo a passo utilizado para a elaboração deste índice, os cálculos e mais informações podem ser acessadas no comunicado técnico, clique aqui.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fonte:


Método auxilia produtor a monitorar e aumentar a produtividade do rebanho leiteiro (https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/69357187/metodo-auxilia-produtor-a-monitorar-e-aumentar-a-produtividade-do-rebanho-leiteiro)

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP