Você realmente sabe comprar inoculantes?

Postado em: 03/08/2020 | 2 min de leitura Escrito por:
Artigo publicado anteriormente no site MilkPoint.

Por Thiago Fernandes Bernardes.

Durante as minhas apresentações e visitas às propriedades, eu tenho percebido que a maioria dos produtores e técnicos não sabe escolher o inoculante. Baseado nesta constatação, resolvi escrever este artigo na tentativa de esclarecer que os produtos comerciais são muito específicos, ou seja, os inoculantes não são iguais e, por trás de uma escolha, deve haver critérios técnicos.
 
Inoculantes bacterianos são aditivos utilizados na confecção de silagens com o objetivo de corrigir alguma ‘falha’ que a massa ensilada apresenta e, por meio do manejo, a propriedade ainda não consegue controlá-la. As silagens podem apresentar fermentação indesejável (por exemplo: silagem de capins tropicais) ou elas podem ser susceptíveis à deterioração aeróbia (quando a silagem aquece e é atacada por mofos durante a fase de desabastecimento). Percebam que os problemas apresentados são bem distintos, o que nos remete a pensar que diferentes ‘ferramentas’ devem ser utilizadas para corrigir tais ‘falhas’.
 
No mercado atual há 3 tipos de inoculantes:
 
i) Os que contém bactérias que melhoram a fermentação;
 
ii) Os que contém somente a bactéria Lactobacillus buchneri (somente ela controla a deterioração) e;
 
iii) Os que associam os dois tipos, denominados de combo.
 
Para auxiliar na compreensão sobre o uso adequado de cada produto, abaixo há uma tabela que associa a silagem com o inoculante a ser adquirido. Lembrem-se que qualquer aditivo deve ser utilizado de forma estratégica, ou seja, somente quando algum problema existir. Pois é possível confeccionar silagens de alta qualidade sem o uso desses produtos.
 
Lembrem-se também que para um inoculante ser eficaz, vários fatores precisam estar em sintonia, tais como: qualidade (marca), dose a ser aplicada, homogeneidade com o alimento, condições ambientais no momento da aplicação e acima de tudo aquilo que discutimos neste texto: compatibilidade com o problema a ser enfrentado.

=> Aprenda mais informações sobre silagens no curso Produção de utilização de silagens. Você pode adquirir o curso individualmente ou optar pela assinatura da plataforma EducaPoint, o que dá a você acesso a TODOS os cursos disponíveis - e já são mais de 190! - por um preço único. 
 
Recomendação do inoculante de acordo com a silagem a ser confeccionada

1Melhoradoras de fermentação: Enterococcus faecium, Lactobacillus paracasei, Lactobacillus plantarum, Lactobacillus rhamnosus, Lactococcus lactis, Pediococcus acidilactici, e Pediococcus pentosaceus.

2Combo: produto que associa a bactéria Lactobacillus buchneri às melhoradoras de fermentação.

Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP