Reprodução de bovinos: monta natural x inseminação artificial

Postado em: 15/01/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
Como melhorar os índices reprodutivos em vacas leiteiras de alta produção? Quais os métodos utilizados pelos principais pesquisadores americanos que trazem melhores resultados?

Muitas das deficiências no desempenho reprodutivo de rebanhos leiteiros são criadas por uma implementação de programas reprodutivos sem uma lógica adequada. A reprodução bovina pode acontecer pelo uso de inseminação artificial (processo mecânico, pelo qual o sêmen do macho é depositado no aparelho reprodutivo da fêmea), método ainda pouco utilizado nos rebanhos brasileiros, ou pela monta natural (quando o macho e a fêmea realizam o coito livremente), processo usual na maior parte das propriedades brasileiras.

Os benefícios e vantagens de ambos os métodos é tema de estudos e pesquisas científicas no Brasil e no mundo. O professor José Eduardo Portela da Universidade da Flórida (grande especialista em reprodução bovina), apresenta algumas vertentes sobre o assunto na aula disponível abaixo:



Essa videoaula foi retirada de um curso online do EducaPoint que traz o que há de mais recente nas pesquisas sobre o manejo da reprodução em bovinos leiteiros.

Neste curso de “Manejo reprodutivo de rebanhos leiteiros de alta produção”, o instrutor José Eduardo, estabelece os padrões básicos para o sucesso reprodutivo em rebanhos leiteiros, apresentando os indicadores zootécnicos reprodutivos que devem ser avaliados, e os programas para novilhas e vacas em lactação.

Assista ao curso completo e aprenda com uma das maiores autoridades no assunto, como melhorar a eficiência reprodutiva de rebanhos leiteiros. Para isso, basta assinar o EducaPoint! Com planos de assinatura totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui!


Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP