Integração lavoura-pecuária-floresta: por que a Fazenda Boa Fé investiu nesse sistema?

Postado em: 07/05/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
A Fazenda Boa Fé, em Conquista, MG, produz cerca de 10.500 litros de leite por dia, com 380 vacas em lactação. Dentro de seu sistema, há 38 hectares dedicados à integração lavoura-pecuária-floresta. Por que a fazenda investiu nesse sistema?

Conceito básico

O projeto de integração lavoura-pecuária-floresta da Fazenda Boa Fé nasceu dentro de um conceito muito importante, alinhado com a missão da propriedade, que é produzir alimentos, genética e tecnologias, transformando vidas e proporcionando de forma longeva e sustentável qualidade de vida para as pessoas.

A Fazenda Boa Fé decidiu, então, estender essa qualidade de vida não apenas para as pessoas que trabalham e se relacionam com a empresa de alguma forma, mas também, para o meio-ambiente, além de estender para os elementos produtivos desenvolvidos para a agricultura e para a pecuária.

Assim, foi com o conceito de proporcionar qualidade de vida para todos que nasceu esse projeto de integração lavoura-pecuária-floresta da Fazenda Boa Fé.

Conceito técnico

Há também um conceito mais técnico. O conceito da integração lavoura-pecuária-floresta consiste em alcançar flexibilidade e versatilidade no uso do solo para produção agrícola, pecuária e a exploração de espécies florestais, na linha de tempo definida pela espécie florestal, que no projeto dessa fazenda é de 12 anos.

Aspecto econômico

Há também um ponto muito importante: o nível de rentabilidade que a integração lavoura-pecuária-floresta proporciona para a fazenda.

Considerando a exploração das culturas agrícolas que foram instaladas e que podem ser instaladas ainda, somando-se com a rentabilidade da exploração pecuária, seja para leite ou para corte, como também a exploração das espécies florestais, nesse caso, o eucalipto, no horizonte de 12 anos, a rentabilidade líquida anual é maior no sistema integrado do que quando se explora cada uma dessas atividades individualmente.

Objetivos práticos do projeto

1) Proporcionar uma exploração integrada das três atividades, lavoura-pecuária-floresta, que proporcionasse maior rentabilidade por hectare.

2) Permitir cobertura permanente do solo, por meio do sistema de plantio direto, melhorando a fertilidade do solo.

3) Ter um sistema de produção eficiente e que proporcione bem-estar animal.

Confira abaixo o engenheiro agrônomo, Jônadan Ma, gerente da Fazenda Boa Fé, explicando em detalhes todos os motivos que levaram a fazenda a aderir ao sistema de integração lavoura-pecuária-floresta:


Esse vídeo faz parte do curso online que mostra com detalhes toda a rotina da Fazenda Boa Fé.

Assista a este treinamento e conheça todos os setores produtivos da fazenda Boa Fé, desde o manejo das vacas em produção (em compost barn e free stall), passando pela criação de bezerras e novilhas, manejo reprodutivo (100% TETF), programas sanitários, condicionamento de novilhas pré-parto, até um detalhamento sobre a gestão financeira e econômica do sistema, com riqueza de detalhes quanto a índices produtivos, custos de produção e metas futuras. Confira!

Para participar desse treinamento, assine o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP