LINA: quais os impactos na cadeia produtiva?

Postado em: 17/11/2017 - 1 min de leitura

Não é raro escutarmos reclamações de produtores que tiveram o leite produzido em sua propriedade recusado pela indústria, alegando instabilidade da matéria-prima. Ainda, que houve variações na estabilidade em períodos muito curtos de tempo.

A estabilidade do leite é analisada de forma simples, direta e rápida, através do teste do álcool. No entanto, o que acontece é que algumas amostras de leite reagem positivamente ao teste, formando coágulos, mas o leite, na realidade, não está ácido! Neste caso, temos o leite instável não ácido, mais conhecido como LINA.

O que causa a instabilidade do leite? Será que a dieta, o ambiente, as práticas de manejo, a sanidade, a raça do animal e o estádio de lactação interferem na estabilidade do leite? Quais desafios os produtores terão que enfrentar ao apresentar variação na qualidade do leite? E na indústria, quais os problemas que podem surgir? A indústria pode utilizar esse leite? E os consumidores, também podem ser afetados?

Essas perguntas são respondidas em detalhes na videoaula a seguir, que aborda os impactos do LINA na cadeia produtiva. Essa aula faz parte do curso online: “Lina: um problema de qualidade ou manejo”, disponível no EducaPoint, apresentado pela Dra. Vivian Fischer (professora da Universidade Federal do Rio Grande Sul). Confira a aula:



Outras informações sobre o LINA, bem como estratégias que podem ser utilizadas para garantir estabilidade adequada do leite, são encontradas ao decorrer das aulas. Confira o conteúdo programático neste link: https://www.educapoint.com.br/curso/lina/.

Esse curso é um dos quase 100 temas que já compõem o amplo portfólio de treinamentos do EducaPoint. Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos, consulte aqui os planos de assinatura!

Confira os cursos disponíveis: https://www.educapoint.com.br/cursos/

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Você sabia que pode com um único valor mensal ter acesso ilimitado a esses e centenas de cursos online?

O EducaPoint é uma plataforma preparada para trazer a melhor estrutura em cursos online para ajudar você no seu agronegócio.

Invista no futuro do seu negócio com o EducaPoint