Marcelo Otenio: eficiência e sustentabilidade na produção

Postado em: 09/05/2017 | 2 min de leitura Escrito por:
Os cursos do EducaPoint são ministrados por renomados professores, pesquisadores e técnicos, nacionais e internacionais, com grande experiência nos temas abordados.

Buscamos os melhores especialistas, visando trazer o que há de mais atual e aplicável aos sistemas de produção brasileiros.

O manejo de dejetos precisa ser pensado e realizado corretamente dentro das fazendas. Não podemos pensar em eficiência e sustentabilidade, sem realizar a destinação correta dos resíduos gerados pelo sistema. Além disso, quando manejados corretamente, estes resíduos passam a constituir valiosos insumos para a produção agrícola sustentável.

Por isso, convidamos o pesquisador Marcelo Henrique Otenio para fazer parte do time de instrutores do EducaPoint, ministrando o curso Manejo de dejetos na pecuária”.

Foto de MArcelo Otenio
Marcelo Otenio é graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina - PR, UEL. Possui Especialização em Didática e Metodologia do Ensino; Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela UNESP - Rio Claro, Controle da Fermentação Etanólica; Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela UNESP - Rio Claro, Tratamento Eletrolítico da Água e Biodegradação da Gasolina. Trabalha na área de Gestão Ambiental, Qualidade de águas naturais (Recursos Hídricos), Saneamento Rural e Efluentes na produção Leiteira. É pesquisador A, da Embrapa Gado de Leite em Juiz de Fora - MG. Coordena projetos de pesquisa na área de monitoramento da qualidade de águas e recursos hídricos, bioprospecção de microrganismos celulolíticos de efluentes da bovinocultura leiteira, gerenciamento de resíduos biológicos de laboratórios e produção de energia elétrica a partir de biogás produzido por dejetos bovinos. É professor e orientador do curso de mestrado em ciência e tecnologia do leite, UFJF/Embrapa Gado de Leite/ILCT.

Nesta breve entrevista, saiba um pouco mais sobre o trabalho deste pesquisador:

Como seu trabalho tem contribuído para o setor pecuário?
Sou pesquisador na Embrapa Gado de Leite e trabalho com resíduos da produção, como manejo de esterco e biogás. Trabalho também com qualidade de água, recursos hídricos e gestão ambiental e saneamento rural.
Como pesquisador, meu trabalho é sempre focado no atendimento das demandas do setor produtivo. Nos últimos anos, temos produzido diversos materiais para técnicos e produtores na área de atuação, principalmente sobre temas relacionados ao manejo de dejetos e de biodigestão.

Como seu curso no EducaPoint pode contribuir para o desenvolvimento da atividade?
No conteúdo desenvolvido durante o curso é indicado o que temos de mais atual na tecnologia de manejo de dejetos e destino ambientalmente correto para os resíduos da produção agropecuária, principalmente no manejo de dejetos da pecuária leiteira. Produtores e técnicos devem dar especial atenção a este tema tão urgente, buscando a sustentabilidade dos sistemas de produção.

Para conhecer o conteúdo deste curso clique no link: Manejo de dejetos na pecuária.

Sobre o EducaPoint
O EducaPoint é a maior plataforma de ensino online voltada ao agronegócio, com planos de assinatura totalmente acessíveis. Oferece um amplo portfólio de cursos ministrados por profissionais que fazem a diferença no campo.
É uma ferramenta essencial para todos que buscam desenvolver novas habilidades técnicas e gerenciais. As informações e conhecimentos apresentados são de alto nível, e se aplicadas com sabedoria, podem levar os usuários a um novo patamar nos negócios.



Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP