Mastite contagiosa: como ocorre a transmissão de microrganismos?

Postado em: 18/10/2021 | 1 min de leitura Escrito por:
A mastite bovina é uma inflamação da glândula mamária causada principalmente por bactérias. É considerada a doença que mais causa prejuízos para a produção leiteira mundial. Assim, as perdas acometem os produtores, a indústria e os consumidores, de uma forma geral. 

É comum dividirmos as possíveis causas da mastite em dois grupos principais: agentes contagiosos e agentes ambientais. Essa classificação se baseia na fonte da bactéria e no modo de transmissão. 

A mastite contagiosa é aquela onde uma vaca doente transmite essa mesma bactéria para outras vacas do rebanho, ou seja, a transmissão é feita entre animais. Já na mastite ambiental, a origem da bactéria fica no ambiente frequentado pela vaca.

A maior parte da contaminação por mastite contagiosa ocorre no momento da ordenha, de forma que esse deve ser o foco em qualquer programa de controle. À medida que as fazendas crescem e passam a ter mais animais, aumenta o risco de contaminação devido ao maior número de vacas.

Como é a cadeia de transmissão de microrganismos?

Basicamente, um patógeno presente na glândula mamária de uma vaca infectada encontra uma porta de entrada, como por exemplo, a ordenhadeira, que, por sua vez, entrará em contato com o hospedeiro susceptível, que acabará sendo infectado. 

A ordenhadeira não é a única porta de entrada. Essa transmissão de agentes infecciosos de uma vaca para outra pode ser feita também através do papel toalha, mãos contaminadas dos ordenhadores. 

Você sabe quais são os principais agentes infecciosos da mastite contagiosa? Sabe como é possível erradicar todos os patógenos? Quais são os fatores de risco e como trabalhar com eles?

Para ajudar você a responder a essas e outras perguntas, o EducaPoint acaba de lançar o curso Mastite contagiosa. Neste curso, o médico veterinário. Felipe Zanforlin, explica de forma sucinta e direta tudo o que precisa saber sobre esse tema para poder fazer um ótimo controle na sua fazenda!

Confira abaixo um trecho do curso:


 
O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP