Material orgânico ou inorgânico: qual utilizar na cama do free stall?

Postado em: 19/02/2019 | 2 min de leitura Escrito por:
O free stall é um dos sistemas de confinamento de gado leiteiro mais utilizados no mundo todo. Dentre todos os pontos a serem considerados na hora de estruturar um sistema free stall, a cama das vacas exige atenção.

Quais tipos de materiais podem ser utilizados na confecção das camas no sistema free stall? Existem basicamente duas classes de materiais que podem ser utilizados: materiais orgânicos e materiais inorgânicos.

Camas orgânicas

Existe uma grande variedade de camas orgânicas que podem ser utilizadas no free stall, entre elas:

- Cama de casca de café;
- Cama de palha;
- Cama de feno.

Todos os tipos de camas feitas com material orgânico precisam ser muito bem pensadas, já que exigem mais trabalho e cuidado. Isso porque os materiais orgânicos retêm mais água, aumentando as chances de proliferação bacteriana, podendo gerar problemas de saúde nas vacas.

Um tipo de cama orgânica que vem ganhando cada vez mais espaço é a cama com dejeto reciclado:





Essa cama exige um certo tipo de controle melhor e um cuidado aumentado. Os dejetos precisam ser compostados antes ou passar por um biodigestor para que não tenha nenhum risco de contaminação bacteriana. No entanto, ainda assim é um bom tipo de cama que deve ser considerada na hora de se definir o tipo de cama a ser utilizada no sistema free stall.

Camas inorgânicas

Também há uma enorme variedade de camas inorgânicas, entre elas:

- Cama de areia;
- Cama de gesso/cal;
- Cama de borracha.

A cama de areia é a preferida pelas vacas, devido ao grande conforto que proporciona aos animais.



Até pouco tempo atrás a cama de areia era vista como mais cara de ser adquirida, além de causar certa contaminação ambiental. No entanto, os projetos mais recentes têm mostrado que isso não é verdade.

Isso porque é bastante simples reaproveitar a areia com investimentos relativamente baixos, fazendo a reciclagem da areia.

Outro material interessante a ser utilizado em camas no free stall é a borracha.

A cama de borracha deve ser levada em consideração, principalmente considerando todo o design da fazenda e suas instalações para reaproveitamento de dejetos.



É importante utilizar algum tipo de cobertura sobre essa cama, para aumentar o conforto das vacas. Além disso, deve-se considerar que esse tipo de cama pode causar algumas injúrias nas articulações dos animais, embora um bom manejo possa evitar esse tipo de situação e garantir um bom resultado.

Assim, tanto as opções de materiais orgânicos como inorgânicos podem ser consideradas quando se está estruturando um sistema free stall, devendo ser avaliado caso a caso qual a melhor escolha.

Saiba mais:

Free stall: 3 grandes erros de planejamento que devem ser evitados

Você já conhece o nosso novo canal no YouTube? Clique no link abaixo e veja uma super dica sobre o sistema free stall:



Aproveite e se inscreva no canal e ative as notificações para ficar por dentro de todas as novidades postadas lá! Compartilhe esse vídeo com seus amigos também!

Você também pode gostar do conteúdo completo do curso on-line Confinamento em Free-Stall: como projetar e executar um sistema adequado, do EducaPoint.
 
Esse é um dos mais de 135 cursos oferecidos pela plataforma EducaPoint. Apenas uma assinatura na plataforma garante o acesso a TODOS os cursos!

Corre que o EducaPoint está com uma promoção imperdível em comemoração aos seus 2 anos no novo formato! O valor da assinatura ficou ainda mais acessível. 

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br
Baixe o aplicativo para celular


Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  contato@educapoint.com.br.

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP